notícias

Intervenções de arte dão o tom da Caminhada Noturna Gestos de Paz

30/04/2013

Na quinta-feira, 25 de abril, o Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis realizou em parceria com a Caminhada Noturna e com o ponto de cultura Centro de Convivência É de Lei, a 1ª Caminhada Noturna Gestos de Paz nas ruas do centro de São Paulo.

A fim de aproximar e interagir com a realidade do cotidiano da população proporcionando a cultura do diálogo democrático e a diversidade cultural, a caminhada reuniu mais de cem pessoas pelas ruas da cidade.

Antes de sair pelas ruas, na sede do Instituto Pólis uma parcela dos caminhantes se reuniu para um breve aquecimento coletivo e apresentação da proposta desta caminhada em busca dos “gestos de paz”.

Em seguida, o grupo se encontrou com os demais em frente ao Theatro Municipal, onde a declamação de poesias nas escadarias ajudava a esquentar os passos dos caminhantes.

Munidos de lanternas e chaveiros de laser, os caminhantes saíram pelas ruas escrevendo poesias no ar. Primeira parada: Galeria do Rock, “isso aqui antes era pior que o Iraque, uma desordem” narrou um dos organizadores da Caminhada Noturna, Carlos Beutel.

Atravessando a rua, o grupo se reuniu em frente à estátua da Mãe Preta, do pintor Júlio Guerra (1912-2001), no Largo do Paissandu. Aos pés do monumento, Wanda Martins propôs que todos olhassem para a lua que em seu estado cheio e pleno iluminava as ruas naquela noite.

De lá, o grupo seguiu para o viaduto Santa Ifigênia e assistiu os gestos de paz propostos pelos rapelistas: saltar do viaduto em direção ao chão preso por uma corda.

Nos muros do mosteiro São Bento, o Ponto de Cultura Centro de Convivência É de Lei estreava o Cine Carroça, com a projeção de videoartes sobre a apropriação  cultural do centro da cidade. Foram exibidos os curtametragens “É de dentro e de fora”, “A mala de um milhão de dólares”, “Che, Fidel e o Elefante Branco”, “Animação em stop motion” e “Sobre Trilhos”.

“Além de vídeos realizados em 2011 e 2012, produzimos um vídeo na semana da caminhada, incentivados pela visita do Pontão de Convivência e Cultura de Paz na roda de conversa “Chá de Lírio” que acontece todas as segundas-feiras no Centro de Convivência É de Lei. Durante a semana os conviventes saíram às ruas captando imagens instigados por essa temática”, diz Isabela Valent, do É de Lei.

Nas palavras de Hamilton Faria, coordenador da área de Cultura do Pólis: “a caminhada em si é um gesto de paz. Seria muito interessante se elas se repetissem incluindo aulas públicas, mutirões, o diálogo com a população carente que vive no centro e outras ações que propiciem o convívio urbano”.

A caminhada se encerrou no Vale do Anhangabaú, quando o grupo seguiu para a fonte nos porões do Theatro Municipal, onde foram recitadas poesias autorais por alguns participantes.