notícias

Juventudes nas Cidades: Baile da Joana

16/11/2020

Formado somente por mulheres, o coletivo Dasmarias atua desde 2013 no bairro Jardim Rodolfo Pirani, em São Mateus, Zona Leste de São Paulo. A falta de políticas públicas nas áreas de cultura e lazer no bairro mobilizou Angela Maria (idealizadora e produtora), Luana Maria (fotografa), Aniele Branco (costureira e dona da marca Salamanta Ateliê) e Jovana Reis (maquiadora) a organizarem eventos no território, como eventos de rap protagonizados por grupos iniciantes da região. 

O sucesso da iniciativa fez com que o coletivo ampliasse sua atuação para outros eventos, como fóruns de discussão sobre temas importantes para os moradores do bairro, como redução da maioridade penal, genocídio da juventude negra e encarceramento feminino, além de saraus e intervenções artísticas. 

Em 2018, o coletivo criou o Baile da Joana, um espaço de cultura e lazer pensado na visibilidade e representatividade feminina. Nos bailes, as DJs e o público são compostos majoritariamente de mulheres. O projeto continua na ativa, e conta com com participação cada vez maior, tanto nos eventos, mas também nas atividades de divulgação, montagem e suporte. 

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por Baile da Joana (@bailedajoana)


Para as integrantes do coletivo, a cidade do futuro é aquela em que cada habitante possa expressar seu potencial, gerando autoestima e autonomia para as mulheres e jovens moradores do Jardim Rodolfo Pirani. “Sonhamos com acesso, com oportunidade de trabalho digno e reconhecido, com desenvolvimento socioeconômico, com acesso e pertencimento a outros espaços, que a galera possa amar a quebrada e valorizar cada vez mais a história do território”, completam. 

 

Ver esta publicación en Instagram

 

Una publicación compartida por Baile da Joana (@bailedajoana)


Confira o que o Baile da Joana vem mobilizando atualmente!

Em tempos de isolamento social, o coletivo continua promovendo atividades online como conversas sobre a situação da mulher periférica durante a pandemia, e lives musicais com as Djs do Baile. Acompanhe as próximas ações no perfil do instagram.

O Baile da Joana também fez uma parceria com o projeto fotográfico  A quebrada como ela é, dirigido por uma das integrantes do coletivo, em que mulheres negras vestem roupas de brechó nos locais mais vulneráveis e pouco apreciados no bairro.

 

Sobre o projeto Juventudes nas Cidades

Juventudes nas Cidades é um ação conjunta envolvendo sete organizações da sociedade civil com o intuito de contribuir para o enfrentamento das desigualdades no espaço urbano, promover os direitos das juventudes e fortalecer a capacidade de jovens e coletivos de periferias urbanas e favelas de exercer seu “Direito à Cidade” e identificar alternativas de inclusão econômica. Saiba mais na página do projeto