notícias

Juventudes nas Cidades: Cia. Quatro Ventos

30/11/2020

No bairro Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista, a Cia. Quatro Ventos cria  espetáculos, narração de histórias, mediação de leitura e arte educação. Todas as atividades são voltadas ao universo da criança, e pensadas coletivamente pelas integrantes da Cia, Emily Meireles, Jessica Oliveira, Luana Gonçalves, Lua Porto e Giselda Perê.

O projeto tomou corpo a partir de uma formação teatral que aconteceu no Centro Cultural Arte em Construção – CCAC do bairro, em 2010. Desde então, o local permaneceu central na história do grupo, que dedica grande parte de suas atividades à gestão e a produção de eventos no CCAC, junto com outros coletivos artísticos. 

Ao longo de seu percurso, a Cia. desenvolveu de forma independente seu próprio processo de aprofundamento artístico, direcionado ao público infanto juvenil.  Os projetos são desenvolvidos considerando o território em que o coletivo nasceu e atua, a periferia do extremo leste de São Paulo. O diálogo com a comunidade e com os equipamentos públicos do bairro, como escolas e espaços culturais, é feito de forma lúdica, sempre abordando assuntos relacionados à diversidade cultural da região. 

A Cia. também dedica-se em aprofundar sua pesquisa sobre histórias das culturas africanas, afro-brasileiras e ameríndias contribuindo no fortalecimento das identidades e na garantia de direitos primordiais, como o direito à cultura do brincar, entre outros. 

Certamente o maior impacto do nosso trabalho no território é levar as histórias da nossa cultura e raiz a quem ainda está construindo sua identidade, as crianças, e assim fortalecê-la com diversidade, desmistificar ideias comuns, e também garantir os seus direitos. Nosso sonho de cidade para o futuro, para que os direitos sejam garantidos, é um olhar mais cuidadoso, responsável e respeitoso as infâncias pois é onde todos iniciamos nossas jornadas”, dizem. 

Atualmente, os principais projetos da Cia. são a contação de histórias. Entre elas, “Tecendo Histórias, composta por quatro contos africanos e afro-brasileiros sobre a força da mulher, “Oiá e Búfalo Interior”, “Nana Bo Sele Sele”, “Os Sete Novelos – Um Conto Kwanzaa” e “Iemanjá e o Poder da Criação do Mundo”. “Meninas Mulheres Guerreiras”, onde o grupo narra histórias de mulheres e Orixás. E o projeto “A Teia Mágica – Viajando de fio em fio”, onde inspiradas pelos tradicional conto africano sobre a primeira aranha Kwaku Anansi, o coletivo ministra uma oficina de Olho de Deus, um artesanato em formato de mandala que se assemelha muito as teias de uma aranha, tudo focado no público infantil.  

Confira o que o Cia Quatro Ventos vem mobilizando atualmente!

Atualmente, durante a pandemia, o grupo lançou no YouTube e no Instagram o projeto independente “Cia Quatro Ventos Conta”, com narrações de histórias do repertório. “Queremos demonstrar, fortalecer e sustentar nosso trabalho, além de auxiliar aos pais, avós, entre outro, com as suas crianças em casa nesse momento”, explicam.

Sobre o projeto Juventudes nas Cidades

Juventudes nas Cidades é um ação conjunta envolvendo sete organizações da sociedade civil com o intuito de contribuir para o enfrentamento das desigualdades no espaço urbano, promover os direitos das juventudes e fortalecer a capacidade de jovens e coletivos de periferias urbanas e favelas de exercer seu “Direito à Cidade” e identificar alternativas de inclusão econômica. Saiba mais na página do projeto