notícias

Juventudes nas Cidades: Levante Mulher

06/01/2021

O Coletivo Levante Mulher é um grupo formado por artistas atuantes no Butantã, Zona Oeste de São Paulo, que se uniram na defesa dos direitos das mulheres.

A relação de gênero, o patriarcalismo, o capitalismo e sobretudo o machismo estrutural, produzido e reproduzido no cotidiano fomenta as violências aos corpos, em geral das mulheres. A coordenadora do coletivo, Míriam Selma, conta que três alunas suas de teatro foram vítimas deste sistema que nos massacra: Ariani foi morta pelo namorado e duas alunas foram estupradas após saírem da Casa de Cultura do Butantã. Foi por meio da dor que Miriam tirou forças para se levantar e levantar as suas em denúncia contra este sistema opressor. 

FÉ E AMOR – SEGUIMOS EM FRENTE!

Publicado por Levante Mulher em Quinta-feira, 12 de julho de 2018

O grupo desenvolve atividades e apresentações de artes cênicas na Casa de Cultura do Butantã e na Casinha de Sonhar, espaço cultural independente, que nasceu a partir das ações do Levante. Ela conta que um dos maiores desafios neste processo de arte como luta e resistência é a instabilidade e sucateamentos de editais públicos com foco na manutenção e difusão da arte, “ainda mais para quem é negra e da periferia”. A missão do coletivo é transformar o território através da arte e do afeto

A cidade sonhada pelo Levante Mulher é aquela que é a favor da inclusão, cidade que tenha um olhar de combate à pobreza, as desigualdades sociais e as discriminações raciais. Cidade que enxergue a periferia como cidadãos com direito a vida, emprego e saúde, uma cidade que não nos mate e nos permita viver e construir com os nossos.

Publicado por Levante Mulher em Segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Confira o que o Coletivo Levante Mulher  vem mobilizando atualmente!
Existem muitos projetos desenvolvidos pelo Coletivo Levante Mulher e a Casinha de Sonhar. “Seguimos resistindo e encontrando formas de reinvenção e sobrevivência na pandemia, tanto do coletivo/espaço quanto do seu entorno”. Entre as ações, destacam-se distribuições de cesta básica, “kits afetos”, voltados para as crianças que também estão privadas de seu convívio socialm e aulas culturais por meios de plataformas online.

Sobre o projeto Juventudes nas Cidades
Juventudes nas Cidades é um ação conjunta envolvendo sete organizações da sociedade civil com o intuito de contribuir para o enfrentamento das desigualdades no espaço urbano, promover os direitos das juventudes e fortalecer a capacidade de jovens e coletivos de periferias urbanas e favelas de exercer seu “Direito à Cidade” e identificar alternativas de inclusão econômica. Saiba mais na página do projeto