notícias

Lançamento do estudo: Resíduo Zero para Zero Emissões

03/05/2023

Já ouviu falar em Resíduo Zero? Quer saber mais sobre? No dia 17/05, às 10h30, acontece o lançamento do estudo “Resíduo Zero para Zero Emissões: a Redução de Resíduos como a Virada de Jogo Climática”. Este é um relatório completo e cientificamente embasado que revela que as emissões de gases do efeito estufa no setor de resíduos são apenas a ponta do iceberg da crise climática no mundo.

Cidades “Resíduo Zero” poderiam viabilizar a extinção dos lixões, como indicado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei Federal nº 12.305/2010), e estimular a redução da geração de resíduos sólidos e ampliação da reciclagem e da compostagem. Atualmente, mais de 550 municípios em todo o mundo implementam sistemas resíduo zero, em uma ampla gama de contextos econômicos, sociais, climáticos e legais. Além disso, a implementação desses sistemas tem baixo custo e produz resultados rápidos.

O evento é organizado pela Campanha São Paulo Composta, Cultiva, coordenada pelo Instituto Pólis, em parceria com a rede Aliança Global Alternativas a Incineração (GAIA) e Aliança Resíduo Zero Brasil (ARZB), com a presença do Observatório do Clima (OC) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA).

O evento será transmitido online pelo Youtube.

A compostagem é a principal solução para virada de jogo climática do setor de resíduos! Venha participar desse movimento! 🌳💚

___

Acesse o estudo na íntegra em português, o sumário executivo e também a versão no idioma original