notícias

Leia a Carta Política do Encontro Nacional 4ª CNSAN + 2

27/03/2014

Participantes da 4ª Conferência + 2, realizada pelo Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) de 18 a 20 de março, lançam Carta Política do Encontro.

Christiane Araujo Costa, coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Pólis, participou do evento como conselheira e coordenou uma das atividades integradoras sobre agricultura urbana e periurbana. A atividade resgatou as ações realizadas pelo Grupo de Trabalho de SAN e Desenvolvimento Urbano, que o Pólis coordena no Consea Nacional.

Em seguida, foi apresentada a experiência da ONG Cepagro, “A Revolução dos Baldinhos”, de Santa Catarina. Assista aqui um vídeo sobre o projeto.

Dada a situação do tema praticamente ter saído da agenda do governo federal, os recursos previstos no PPA, terem sido realocados, as organizações da sociedade civil e o governo firmaram um compromisso de:

– O tema permanecer da Caisan (Câmara Interministerial de SAN), dando seguimento ao processo de identificação de ações de Agricultura Urbana nos ministérios;

– Inserção do tema na agenda dos Conselhos Estaduais e Municipais de SAN e, consequentemente do SISAN (sistema Nacional de SAN).

– Apoio à formação de uma Articulação Nacional de AUP da sociedade civil.

A Carta faz ainda um balanço das atividades do plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PLANSAN 2012-2015. Entre os pontos estão a redução da extrema pobreza por meio do continuado aumento da renda (valorização do salário mínimo, aumento dos empregos e transferências de renda), com ampliação do acesso aos alimentos; maior visibilidade da população negra, dos povos indígenas, povos tradicionais de matriz africana e demais povos e comunidades tradicionais. Todavia, ainda permanecem os piores índices de desigualdade e de insegurança alimentar e nutricional e a ampliação do acesso das mulheres a programas e políticas de SAN.

 

Leia aqui o documento na íntegra.

 

Saiba mais:

Análise dos Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional: 4ª CNSAN + 2.