notícias

MADIBA DE TODOS NÓS

10/12/2013

Nelson Mandela é um ícone da mudança do mundo contemporâneo -que não mais se sujeita a escravidão do corpo, mas também das mentes e do espírito.

Mandela lançou aos olhos do mundo uma nova forma de viver no planeta: sem sujeição de qualquer tipo, seja pelo trabalho, pelo consumo ou pelos valores simbólicos.

A cultura de paz alimentou-se da sua ética e da sua forma de ver um mundo mais justo e mais humano -um mundo que respeite o potencial criativo de cada um, que não hierarquize pessoas pelas diferenças biológicas.

Nelson Mandela deixa uma grande lição ao país e ao mundo: desenvolver-se com liberdade, com o reconhecimento das diversas culturas, com democracia racial e sem territórios guetizados. Para o Brasil, onde a pobreza e os não cidadãos têm cor e onde ainda não temos uma democracia racial, a sua vida deixa uma grande lição.

O seu exemplo deve fortalecer em nossa experiência a contribuição da ancestralidade africana e afro-brasileira para um desenvolvimento civilizatório mágico, com alegria, pleno de símbolos e de energias vitais.

Os tambores do coração da terra estão batendo mais fortes para Mandela, o Madiba do povo sul-africano e de todos nós.

 

Hamilton Faria é poeta e diretor do Instituto Pólis.