notícias

MANIFESTAÇÕES 2013 – Instituto Pólis participa da reunião entre Conselho da Cidade, MPL e Prefeitura de SP sobre o aumento da tarifa do ônibus

18/06/2013

O Instituto Pólis foi representado hoje por Silvio Caccia Bava, editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil e membro do Conselho da Cidade, na reunião extraordinária do Conselho com o prefeito Fernando Haddad, sobre a revogação do aumento da tarifa do ônibus em São Paulo. O valor da passagem passou de R$ 3 para R$ 3,20 no início de junho.

Segundo Caccia Bava, houve unanimidade do Conselho da Cidade em pedir a revogação do aumento da tarifa -pedido que motivou as últimas cinco manifestações na cidade, organizadas pelo Movimento Passe Livre.

Ele diz que o prefeito Haddad não revogou ainda a tarifa, mas se comprometeu a dar uma resposta ao Movimento Passe Livre no final dessa semana.

O MPL afirmou que haverá manifestações todos os dias até que ocorra a revogação.

“A impressão que temos é que nada foi feito nos últimos anos para o transporte público. Hoje, esteve em pauta, além dos ônibus, a melhoria do sistema de metrô.”

Além disso, foi debatida a criação de um fundo municipal para o transporte público, a partir de uma taxa vinculada ao combustível, e a necessidade de aumentar o subsídio do poder público. “Hoje, o poder público subsidia 22,7% do transporte público. O resto é pago pela tarifa, ou seja, pelos consumidores”, diz.

“A posição do Instituto Pólis foi de apoio ao MPL, à revogação do aumento da tarifa dos ônibus, à democratização da gestão [incorporando novas vozes no modelo de trabalho], a favor da transparência da planilha de custos e da inclusão da proposta de redução da tarifa do transporte público no PPA (Plano Plurianual) do município”, diz Caccia Bava.