notícias

Mostra Ecofalante de cinema Ambiental chega a sua quarta edição na cidade de São Paulo

04/03/2015

A fim de tocar em temas relevantes para o cenário ambiental, como as questões da matriz energética, o esgotamento de recursos naturais, o urbanismo e a extração crescente de bens orgânicos, a Mostra Ecofalante de cinema Ambiental chega a sua quarta edição nesse mês de março. Marcada para ocorrer entre os dias 19 e 29, ela aposta na mesma proposta que a garantiu grande sucesso desde seu primeiro acontecimento em 2012: trazer aos brasileiros os filmes que raramente marcam presença no circuito nacional, e que já foram exibidos em grandes festivais como Berlim, Sundance, Cannes, e outros.

Nesse ano, os filmes selecionados serão classificados de acordo com sua temática principal e exibidos em seis programações: Mostra Contemporânea Internacional, Competição Latino-Americana, Homenagem, Panorama Histórico, Circuito Universitário e Mostra Escola. Além da projeção das obras, a Mostra realizará uma série de debates a partir dos assuntos nelas abordados, com a presença de diretores, especialistas e amantes da sétima arte.

Para a premiação de 2015, a bancada examinadora será composta por nomes importantes do cinema nacional: Tata Amaral, Toni Venturi e Francisco Galvão. Os cineastas concederão três títulos diante a gama de filmes exibidos durante a Mostra, sendo eles melhor filme eleito pelo juri, melhor filme escolhido pelo público e menção honrosa.

Para os cinéfilos brasileiros que buscam produções nacionais no evento, há uma boa notícia: com um aumento significativo na participação dessa quarta edição, o Brasil concorre as três categorias com os cinco filmes selecionados previamente para entrar na disputa.

As sessões acontecem em algumas salas de cinema da cidade de São Paulo, entre eles o Caixa Belas Artes, o Reserva Cultural, o Cine Olidio, a Cinemateca Brasileira e o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Essas exibições são francas e todos os interessados pelo tema são convidados a participar.

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante correalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo e SPCine, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio de diversas instituições engajadas com a questão mundial da sustentabilidade, dentre elas o Instituto Pólis.

Créditos da imagem: Ecofalante