notícias

No ano do 110º Fórum do Comitê da Cultura de Paz, encontro discute as redes e dinâmicas sociais

11/03/2014

Para abrir o ano do 110º Fórum do Comitê da Cultura de Paz, o sociólogo Massimo Di Felice analisará hoje,dia 11 de março, às 19hs, o comportamento das atuais mobilizações urbanas. Com o nome de “Redes e dinâmicas sociais. Para onde vão? O que buscam?”, o encontro acontecerá no Museu de Arte de São Paulo (MASP), com entrada gratuita.

Segue o release, na íntegra:
“Assistimos diariamente movimentações inéditas acontecendo em nossa sociedade global. São mudanças vertiginosas que, a cada nova experiência, reconfiguram a maneira como nos percebemos enquanto agentes de ação no mundo. Talvez os ruídos gerados pelo descompasso entre sociedade e instituições sejam as contrações do parto de novos modelos de sociedade em gestação.

Essas novas dinâmicas sociais criam grandes desafios para pais, educadores, gestores públicos e empresários, pois estes precisam responder a um mundo desconhecido e em constante transformação. Contudo, ainda que inovadores, esses movimentos já apresentam características comuns, que apontam para valores e princípios marcantes neste início de século.

Os novos movimentos sociais não são marcados por sua natureza política, ou seja, não são movimentos com uma ideologia clara, nem com uma ética comum. São movimentos que acontecem em função de uma demanda específica, que conecta indivíduos e chama para a mobilização. Não seguem a lógica ocidental de disputa pelo poder, não concorrem por esse espaço, nem se propõem a gerar uma revolução e consequente construção de uma sociedade alternativa. Neles, o anonimato é um forte valor, bem como a não identificação com bandeiras. O anonimato não é apenas a ausência de um líder, mas também a falta de uma identidade única, o que dificulta rotulações. São movimentos livres, heterogêneos e mutáveis.

Um dos principais catalisadores desse processo são os novos meios de comunicaçãoque conectam as pessoas e fortalecem as interações. Por isso, para nos ajudar a compreender o que é essa nova forma de ativismo, convidamos o professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o Dr. Massimo Di Felice, para abrir o ano do Comitê da Cultura de Paz.”

Fonte: Palas Athena

Redes e dinâmicas sociais. Para onde vão? O que buscam?

Onde: Auditório do Museu de Arte de São Paulo – MASP
Quando: 11 de março de 2014 – terça-feira – 19 horas
Entrada Franca