notícias

ONU reúne movimentos sociais e sociedade civil para discutir Segurança Alimentar no mundo

06/06/2016

O Mecanismo da Sociedade Civil (sigla em inglês CSM) para Relacionamento com o Comitê das Nações Unidas sobre Segurança Alimentar Mundial se reuniu de 10 a 12 de maio em Fiumiccino, na Itália, para traçar temas a serem apresentados aos governos em 2016. A proposta do MSC é articular a sociedade civil acerca das políticas do Comitê de Segurança Alimentar e Nutricional (CSA), principal plataforma internacional e intergovernamental da Assembleia das Nações Unidas (ONU) para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.

O espaço proporcionado pelo CSM reúne organizações de pequenos produtores, produtores agrícolas, pastores, povos indígenas, sem terra, organizações de mulheres, jovens, consumidores e ONGs internacional.

Christiane Costa, coordenadora da área de Segurança Alimentar Nutricional do Instituto Pólis, esteve presente na reunião. Ela comenta que apesar da maior atuação no âmbito urbano, o Pólis tem muito a contribuir na discussão internacional a partir de seus projetos que pretendem encurtar circuitos de produção e consumo, refletindo a respeito do periurbano e das hortas comunitárias.

Maiores informações sobre o Mecanismo da Sociedade Civil para Relacionamento com o Comitê das Nações Unidas sobre Segurança Alimentar Mundial em www.csm4cfs.org