notícias

PEC 241 e o sucateamento do Estado

10/10/2016

 Hoje, segunda-feira, dia 10 de outubro, o Plenário da Câmara dos Deputados deve  votar a PEC 241

Está prevista para hoje a votação, em Plenário da Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda Constitucional que visa um teto para gastos sociais, a PEC 241/2016, mais conhecida como a PEC dos Gastos. Uma comissão especial foi formada na última quinta-feira, 6 de outubro, para dar um parecer à PEC proposta pelo Poder Executivo, do governo de Michel Temer, a qual decidiu que a medida poderia seguir a tramitação.

Segundo estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o DIEESE, sobre a PEC que prevê a mudança de meta fiscal, caso a proposta tivesse sido implementada em 2002, os gastos com educação e saúde seriam significativamente menores do que foram até 2015. Haveria uma redução de 47% de investimento na educação e de 27% na saúde. Com o investimento pautado somente pelo valor da inflação do ano anterior, não teria sido possível garantir o atendimento mínimo nesses serviços.

Em entrevista à Revista Brasileiros, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), afirmou que a PEC institui um “investimento vegetativo” às políticas e aos programas sociais. Para a deputada, corta-se investimento “no gasto primário mas, não no financeiro. É um governo sem voto, com um orçamento sem povo. Corta para o povo, mas aumenta o patrimônio dos mais ricos”.

A PEC 241 irá beneficiar os empresários, pois a restrição do investimento estatal em serviços como educação e saúde vem como uma medida de priorização do pagamento de juros da dívida pública. Com ela, a ação privada ganha espaço.

Mobilize-se: Assine a petição contra a PEC 241 em www.naoapec241.com.br

Saiba mais sobre a PEC 241:

Seminário Austeridade Contra a Cidadania: Brasil e os riscos do Estado Mínimo

Observatório da Educação: O que é e quais são os impactos da proposta do governo para congelar o gasto público

PEC 241 ameaça educação e saúde com falta de investimento nos próximos 20 anos

Entenda a PEC 241 em 5 minutos:

Imagem destacada: Campanha Não à PEC 241