notícias

Plataforma Global divulga pesquisa sobre implementação do direito à cidade

15/09/2015

A pesquisa “Avançando para a Implementação do Direito à Cidade na América Latina e internacionalmente” é uma iniciativa da Plataforma Global pelo Direito à Cidade, que reúne diversas organizações que lutam por esse direito. O Instituto Pólis faz parte da Plataforma e constitui hoje sua sede executiva.
O principal objetivo da pesquisa é atualizar e aprofundar o diálogo internacional sobre o debate ao direito à cidade e as estratégias para alcançá-lo por meio da Plataforma Global e promover uma análise crítica para revisar e atualizar as ferramentas sobre o direito à cidade. Também visa contribuir para a discussão da Nova Agenda Urbana, que será elaborada durante o processo da III Conferência sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável e no pós-2015 Agenda de Desenvolvimento – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Cinco pesquisas foram realizadas em países e cidades da América Latina, Europa, Ásia e África. Na América Latina os países foram Brasil e Colômbia, com as cidades de São Paulo e Bogotá; Na Europa, a Itália e a Espanha foram os focos de pesquisa, com as cidades de Londres, Istambul e Hamburgo; e na África, os países da África do Sul e Quênia, nos quais Cairo e Jerusalém fizeram parte da pesquisa.

Acesse os relatórios:
Moving toward the Implementation of the Right to the City in Latin America and Internationally

Avanzando en la Implementácion del Derecho a la Ciudad en América Latina y a nivel Internacional

Confira o site da Plataforma Global.