notícias

Plataforma Global pelo Direito à Cidade no 13º Fórum Social Mundial

23/03/2015

Participação contribuirá na promoção da  iniciativa popular na Nova Agenda Urbana Mundial

A Plataforma Global pelo Direito à Cidade, através das organizações nela envolvidas, vai participar do 13º Fórum Social Mundial (FSM), na Universidade de Tunis (Tunísia), de quarta (25) a sexta-feira (27). A organização vai participar das rodas de conversa voltadas ao debate contra a grilagem de terras e privatização da água, segurança alimentar e a questão fundiária na Palestina.

De acordo com o coordenador-geral do Instituto Pólis Nelson Saule Júnior, uma dessas organizações, o evento contribuirá para fortalecer o debate mundial sobre o direito à cidade e ser uma prévia dos assuntos que serão discutidos na Habitat III (Conferência sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável das Nações Unidas), que ocorrerá em 2016.

“A participação da Plataforma Global pelo Direito à Cidade no FSM tem como objetivo promover o diálogo e articulação com os membros das organizações, fóruns e redes que atuam com as questões urbanas. O objetivo é apresentar e discutir a proposta da Plataforma Global pelo Direito à Cidade elaborada no Encontro Internacional sobre o Direito à Cidade em São Paulo. Uma das proposta que vamos apresentar é de termos uma iniciativa popular internacional contendo algumas ações, metas e indicadores sobre esse direito para ser incluída na Agenda Urbana Mundial”, explicou Saule Júnior.

A Plataforma Global tem o intuito de articular a agenda internacional sobre as pautas que regem o Direito à Cidade – que incluem temas como gestão democrática dos municípios e a garantia do exercício dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais no contexto urbano, além do manejo responsável e sustentável dos bens comuns (naturais, energéticos e históricos).

Além disso, o objetivo é contribuir para o trabalho coletivo das entidades internacionais envolvidas e facilitar o intercâmbio dos representantes da sociedade civil, como movimentos sociais, ONGs, universidades e o poder público (tanto nas esferas regionais quanto internacionais) no sistema ONU (Organização das Nações Unidas).

No FSM, a Plataforma Global também vai colaborar no debate sobre como colocar em prática as resoluções contidas na Carta Mundial do Direito à Cidade que, construída no Fórum Social Mundial, completou dez anos.

“O documento tem sido uma fonte inspiradora para várias organizações, movimentos e fóruns urbanos em suas formas de ação, mobilização e lutas sociais em várias cidades do mundo. Ao mesmo tempo, será essencial para a construção e divulgação da iniciativa da Plataforma Global a realização de reuniões regionais e nacionais que contribuam para fortalecer os movimentos, fóruns e redes que estejam promovendo ações locais e nacionais relacionadas ao direito à cidade, como a  II Reunião Preparatória – PrepCom da  Habitat III em Nairobi, nos dias 13 a 17 de abril; o II Fórum Latinoamericano e do Caribe sobre Moradia Adequada e Cidade, em Monterrey, no México (5-8 de maio); e o VI Fórum Mundial de Cidades pelos Direitos Humanos em Gwangju, na Coréia do Sul (14- 18 de maio).

Veja os debates que terão a participação da Plataforma:

Global Convergence of Lands and Waters struggles

http://registration.fsm2015.org/view_activity/547

Reclaiming Local Food Systems

http://registration.fsm2015.org/view_activity/712

Palestinian Rights

http://www.hic-net.org/eventsdetail.php?pid=6075

Right to the city/ Land Forum

Middle East/North Africa Land Forum

http://www.hic-net.org/eventsdetail.php?pid=6087

How to implement the Right to the City Platform

http://www.hic-net.org/eventsdetail.php?pid=6081

Mais informações no site: www.righttothecityplatform.org.br