notícias

Pólis participa da 41ª Assembleia Nacional da ASSEMAE

09/06/2011

O Desafio da Cooperação Interfederativa foi o tema da 41 Assembléia da ASSEMAE que aconteceu entre os dias 22 e 27 de Maio em Campinas, no contexto da Feira de Saneamento e Exposição de Trabalhos Técnicos inéditos.

A coordenadora da Area de Resíduos Sólidos do Instituto Pólis, Elisabeth Grimberg participou da Mesa O Papel dos Municípios nos Acordos Setoriais Previstos na Regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Os acordos setoriais serão aqueles celebrados entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e o poder público, que dará origem a um novo modelo de coleta seletiva dos materiais secos”, afirmou Grimberg que destacou a responsabilidade do setor empresarial, reconhecida recentemente pela Lei N 12305 em dezembro de 2010.

Segundo Grimberg, o Pólis levou a posição que vem defendendo ao longo da construção da politica: que se efetive a implementação da logística reversa, que se garanta a participação dos catadores neste processo e que a parte dos resíduos secos nao aproveitada (rejeito) também seja assumida pelo setor empresarial.

“O papel da administração municipal será o de coordenar a implantaçao desse novo sistema de recuperação de resíduos e também o de coletar e destinar os resíduos úmidos (orgânicos)”, afirmou Grimberg.

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1984. Ela reúne quase 2 mil municípios brasileiros que administram de forma direta e pública os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, resíduos sólidos e controle de vetores. Está organizada em diretorias regionais, e atua para levar atendimento sanitário à população urbana e rural, fortalecendo a capacidade técnica, administrativa e financeira dos serviços de saneamento.