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Pólis participa do Encontro dos Grupos de Consumo Responsável

15/09/2011

Nos dias 28 a 30 de agosto de 2011, aconteceu o Encontro dos Grupos de Consumo Responsável, em Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo. O encontro, organizado pelo Instituto Kairós, buscou promover o diálogo entre diversas experiências brasileiras de prática do consumo coletivo, um fenômeno que recentemente volta a ser discutido no Brasil como uma estratégia para fortalecer empreendimentos de economia solidária e da agricultura familiar.

 

Esses, que se caracterizam por uma escala de produção pequena e pela organização autogestionária dos trabalhadores, não conseguem colocar seus produtos nos supermercados, que só incluem em suas gôndolas produtos advindos de grandes indústrias. Dessa forma, por meio de grupos de consumo, pessoas interessadas em comprar produtos da economia solidária se organizam para construir canais de comercialização diretos entre produtor e consumidor.

O encontro contou com aproximadamente 50 participantes, vindos de 13 diferentes estados do Brasil, representantes de 13 Grupos de Consumo Responsável e de entidades parceiras. A partir do diálogo entre estes atores, o encontro buscou promover o reconhecimento dos sujeitos que atuam com consumo responsável, avançar na construção de uma identidade comum, avaliar as fragilidades e potencialidades das experiências e consolidar os consumidores organizados como atores políticos no movimento da economia solidária.

O evento foi aberto com uma “Feira dos Grupos de Consumo”, onde os participantes puderam conhecer os produtos que são comercializados nas experiências de consumo coletivo, como hortaliças, frutas, doces e cereais, e conversar sobre as diversas realidades e dificuldades vividas nas iniciativas. Foi apresentado o estudo feito pelo Instituto Kairós no ano passado, com a participação do Instituto Pólis, sobre as experiências dos Grupos de Consumo Responsável.

Ao longo do encontro foram discutidos diversos temas relacionados a tais experiências, como a tecnologia da informação como ferramenta de gestão e comunicação para o consumo coletivo, a identidade e papel político dessas experiências no movimento de Economia Solidária, a educação para o consumo responsável a partir da discussão dos hábitos dos consumidores e a apresentação da Campanha Nacional de Comércio Justo e Solidário atualmente em construção pelo Faces do Brasil.

Um destaque do Encontro foi a proposta de criação de uma “Rede de Grupos de Consumo Responsável” envolvendo todas as experiências presentes e entidades parceiras que trabalham com a temática. Como fechamento das atividades, foi construído um plano de ação coletivo e os presentes ficaram de levar esta proposta para suas instituições pautando suas respectivas inserções na Rede.

Uma das experiências presentes no Encontro foi a Cooperecosol, uma iniciativa de consumo responsável que ocorre em Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul, que foi recentemente estudada no âmbito do Projeto Novos Paradigmas de Produção e Consumo. Faça download da publicação.