notícias

Pólis promove debate sobre Prestação de Serviços pelas Cooperativas de Catadores

02/04/2014

O Instituto Pólis realiza o debate Prestação de Serviços pelas Cooperativas de Catadores e Catadoras, no dia 29 de abril, das 14h às 18h, no auditório do instituto (rua Araújo 124, República).

No encontro, serão apresentados estudos e ferramentas gerenciais produzidos pela CoopCent ABC (Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Grande ABC). Estas ferramentas são resultado de um processo de formação coordenado e desenvolvido pela CoopCent ABC, entre 2012 e 2013, em que foram identificados os tipos de serviços prestados e as diversas funções exercidas pelos trabalhadores de cooperativas, no âmbito do Projeto “Fortalecimento da Coleta Seletiva no Grande ABC”.

Também foram construídos parâmetros para definir os custos do trabalho realizado pelos cooperados, que servem de referência para estabelecimento de contratos entre cooperativas com o setor privado e com o setor público.

A mesa será composta por Maria Mônica da Silva, representante do MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis) e Carlos Henrique de Oliveira, arquiteto urbanista, consultor nas áreas de Gestão de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente.

Para se inscrever, mande um e-mail para cdi@polis.org.br, com seu nome e o da organização que você representa.