notícias

Pontão de Convivência e Paz debate Zonas Restaurativas

18/10/2012

No dia 16 de outubro de 2012, o Pontão de Convivência e Paz do Instituto Polis realizou o evento internacional Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas, em parceria com a Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa e a Justiça em Círculo.

O seminário contou com a presença de John Bailie, diretor de Educação Continuada e professor do International Institute for Restorative Practices (IIRP) (Pennsylvania, EUA), que falou sobre conceito e aplicabilidade das práticas restaurativas, e Jean Schmitz, representante do IIRP para América Latina e criador do Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas (ILAPR) (Lima, Peru), que tratou sobre Zonas Restaurativas – da teoria à prática.

Segundo material apresentado por Jean Schmitz e Manuel Delgado Chu, a “Zona Restaurativa” é um espaço para uma maior coexistência pacífica onde autoridades, cidadãos e instituições públicas e privadas adotam o enfoque de práticas restaurativas como a política social e as aplicam em todas as suas ações e relacionamentos da vida cotidiana.

Os resultados são diversos, mas basicamente as práticas restaurativas buscam garantir uma mudança na abordagem e atitudes sobre as relações entre pessoas, grupos e instituições, e a criação de uma cultura onde o “processo justo” é sempre usado com cidadãos.

Saibam mais sobre as metodologias e experiências desta prática no material apresentado no evento –

Criando Zonas Restaurativas para uma convivência saudável e segura – Por Jean Schmitz e Manuel Delgado Chu

 

Sessão de Diálogo

O evento faz parte das Sessões de Diálogo realizadas pelo projeto Pontão de Convivência e Paz. Nesta quinta-feira a Sessão de Diálogo Roda de Convivência e Cultura de Paz foi realizada em parceria com a EMEF Armando Righetti, comemorando a Semana dos Professores. O evento contou com a participação de Martha Lemos e Joseli Perezine.

A próxima Sessão de Diálogo acontecerá em Cidade Tiradentes, em parceria com o Instituto Palas Athena – Resolução de Conflitos Pela Não Violência em Mahatma Gandhi e Martin Luter Kikng – dia 27/10 das 14h às 17h no CEU Água Azul (teatro) – Avenida dos Metalurgicos, 1262 – Cidade Tiradentes. Saiba mais – 21746816 – com Wanda Martins ou Luciana Marin. – Saiba Mais