notícias

Pontão do Pólis realiza Encontro Nacional de Cultura de Paz, Políticas Públicas e o Direito à Cidade, em setembro

11/07/2013

Vivemos na sociedade brasileira um aumento crescente da violência urbana e da desagregação social. É preciso dar um basta à violência como forma de expressão de um modo coletivo de vida, propondo a reinvenção da solidariedade e ações de justiça, democracia participativa, diversidade cultural, desarmamento, diálogos multiculturais e desenvolvimento sustentável. É urgente estimular o valor da convivência e da cultura da não violência no direito às cidades.

Diante desse cenário, o Pontão convida para o Conviver em Paz nas Cidades – Encontro Nacional de Cultura de Paz, Políticas Públicas e o Direito à Cidade com o objetivo de contribuir para promover e articular a cultura de paz nas ações do Programa Cultura Viva (Pontos de Cultura e Pontões), poder público, sociedade e movimentos socioculturais. Além de estimular a construção de uma agenda nacional de Cultura de Paz em rede.

Inscrições abertas!

Programação | Conviver Em Paz Nas Cidades

RODA DE ABERTURA |  Conviver em Paz nas Cidades

Será debatido o tema da violência nas cidades e segurança pública com enfoque na situação das grandes cidades, identificando as causas do recrudescimento da violência urbana e saídas possíveis desse cenário, estimulando as experiências comunitárias de caráter cultural e programas da área pública que prezem pela convivência e a participação no território.

TEMAS DAS RODAS DE CONVERSA

Todos os círculos serão norteados pela questão “Como construir a cultura de paz nas cidades?”.

Roda 1 | Políticas Públicas para a diversidade e cultura de convivência

A ação de convivência no território esbarra em dificuldades de toda ordem, desde aquelas relativas à apropriação privada do espaço urbano, através de políticas imobiliárias, até a difícil convivência com grupos de narcotráfico que buscam a ocupação violenta do território e a imposição de uma ordem disciplinadora dos espaços locais, até os conflitos interreligiosos que impossibilitam a construção de uma vida mais significativa, para além da simples sobrevivência.
O objetivo deste círculo é possibilitar diálogos entre diferentes expressões e experiências interativas com as várias expressões urbanas.

Roda 2 | Mobilidade Urbana, mobilidade cultural e convivência

A mobilidade urbana e cultural é um dos principais desafios para a convivência entre os habitantes das cidades – centro/periferia, jovens e a população, conhecimento, acesso a cultura, interculturalidade, qualidade de vida social e cultural.  A proposta deste círculo visa abrir espaços de comunicação sobre Mobilidade Urbana e Cultural; provocar para a discussão sobre o tema para as ações socioculturais e educativas sobre as questões sustentabilidade, meio ambiente e mobilidade urbana nas cidades.

Roda 3 | A apropriação da cidade e os espaços públicos de convivência: ambiente urbano e as poéticas de rua
Este círculo aponta para criação dos espaços públicos adequados para manifestações artísticas assegurando diversidade, também destaca as questões relacionadas ao direito e ampliação dos espaços públicos de convivência da cidade, a inserção do fazer cultural nesses espaços, as condições de vida das pessoas e as possibilidades de redução da violência. O foco deste círculo é trocar experiências, realizações e intervenções culturai que estimulem a convivência urbana através da arte e debater a importância destes projetos para afirmar o direito à cidade com poética e reinvenção.

Roda 4 | Educação para a Paz, Tecnologias Socioculturais e Comunicação

Tecnologias Socioculturais
Entendemos por tecnologia sociocultural todo produto, técnica, método ou ação transformadora criada para potencializar a criação, comunicação, a formação, a participação da coletividade e a decisão sobre fazeres culturais, que busquem resolver carências socioculturais e tenham apropriações culturais criativas e de impacto sobre as comunidades e territórios. Geralmente a simplicidade e a criatividade coletiva a partir de elementos da diversidade e dos saberes locais são elementos formadores das tecnologias sociais. E, desta forma, são sempre tecnologias de aprendizagem e convivência.

Educar para a paz e o reencantamento das cidades
Como caminhar para constituir cidades não apenas de tolerância entre territórios e segmentos sociais, onde as desigualdades convivem na sua diferença, mas cidades construídas a partir das diferenças e das realidades sensíveis? Educar para o reencantamento do mundo não é apenas educar para um melhor desenvolvimento, mas para cidades acolhedoras das subjetividades, dos processos criativos e da emoção da coletividade.

Comunicação e a Cultura de Paz

O intuito deste círculo é apresentar as tecnologias socioculturais desenvolvidas e a serem ampliadas no campo da cultura de paz; o que é educar para a paz?!; metodologias e artemetodologias de educação para a paz; o reencantamento das cidades e a cultura de paz; atualizar os meios de comunicação e instrumentos/recursos para o trabalho em redes: sociais, mídias e em comunicação visual para a convivência e prática da não-violência ativa.

IMPORTANTE

A inscrição para as Rodas de Conversa valerá para os três dias do encontro, não sendo possível escolher o dia que participará e sim a Roda de Conversa que integrará. Serão duas alternativa para roda de conversa,  não havendo vaga para primeira opção, automaticamente você estará inscrito na segunda.  Todos os círculos serão norteados pela questão “Como construir a cultura de paz nas cidades?”.

Inscreva-se!

Informações: (11) 2174.6816 | encontroculturadepaz@polis.org.br | convivenciaepaz.org.br

 

Conviver Em Paz Nas Cidades
Quando:
19, 20 e 21 de setembro de 2013
Onde: Funarte São Paulo – Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Carga horária: 16 horas