notícias

Produção de alimentos nas cidades é tema de seminário internacional

01/11/2012

III Seminário Latino-Americano e Caribenho de Agricultura Urbana reunirá experiências bem-sucedidas de agricultura urbana e periurbana. A atividade promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) acontecerá em Brasília, de 5 a 7 de novembro de 2012.

O evento tem como objetivo a troca de experiências em produção de alimentos nas cidades e a elaboração de diretrizes para a regulação da atividade. A abertura contará com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, que ainda fará, na sequência, palestra sobre os locais de produção e consumo de alimentos nas cidades.

Ao longo do seminário, representantes da sociedade civil e de governos municipais e estaduais apresentarão experiências bem-sucedidas que tiveram apoio do MDS. Também serão debatidos temas como produção sustentável de alimentos, articulação da agricultura urbana com desenvolvimento urbano, experiências de produção de alimentos ligadas ao abastecimento alimentar de entidades da rede de proteção social e potencialidades e desafios para a construção de uma política pública de agricultura urbana e periurbana.

Christiane Costa, técnica do Instituto Pólis irá compor a mesa de abertura representando o CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), do qual é membra.

” É necessário incluir a AUP na agenda dos demais Ministérios envolvidos, para a  aquisição de uma visão intersetorial, e resgatar documentos já elaborados em encontros e pesquisas anteriores, onde já foram mapeadas potencialidades e entraves da AUP. É importante também  reconhecer que é um tema importante no campo da sociedade civil, e que faltam mecanismos de participação direta e mais permanente do que os editais de um ano”, afirmou Christiane Costa.

O evento também conta com o apoio da Rede Latino-Americana e Caribenha de Agricultura Urbana e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

III Seminário Latino-Americano e Caribenho de Agricultura Urbana

Quando: de segunda (5) a quarta (7), das 8h30 às 18h30. Credenciamento de participantes começando no domingo (4), na recepção do hotel, a partir das 14h

Onde: Grand Bittar Hotel – Setor Hoteleiro Sul quadra 5 bloco A – Brasília

Programação: http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2012/novembro/arquivos/Programacao-SeminarioAUP.pdf