notícias

PUBLICAÇÃO: alimentação saudável na Baixada Santista

14/10/2016

Faça o download da publicação que discute o acesso à alimentação saudável e de qualidade na Baixada Santista

Sistemas Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional – Estágio de implantação nos municípios da Baixada Santista é uma publicação do Observatório Litoral Sustentável que procura levantar o debate do acesso à uma alimentação saudável de qualidade na Baixada Santista. A Agenda de Desenvolvimento Sustentável do Observatório coloca o Sisan como uma das ferramentas necessárias para a inclusão social e para o processo de democratização do território, uma vez que aproxima consumidor do produtor.

Além de explicar quais são as consequências de uma insegurança alimentar, a qual passa desde a desnutrição até a ingestão excessiva de açúcares e alimentos gordurosos, a publicação também apresenta o que é o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) e com o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), o Sisan organiza a Política e os Planos de Segurança Alimentar e Nutricional, definindo os objetivos, os eixos e setores de atuação na sociedade.

A publicação também conta com um mapa interativo que compõe o sistema municipal de segurança alimentar e nutricional na Baixada Santista, o qual indica, por exemplo, feiras livres e feiras de agricultores ou pescadores artesanais. Nela, são apresentados balanços e perspectivas do Sisan na Baixada Santista, apresentando por exemplo se cada cidade possui programas de educação alimentar e nutricional, o número de pescadores artesanais e agricultores no município, se participa do Programa de Aquisição de Alimentos e outras informações referentes a segurança alimentar e nutricional.

Clique aqui para fazer o download gratuito da publicação