notícias

Quinta da Economia traz alimentos com preços abaixo do mercado

02/08/2016

Além de disponibilizar produtos com preços baixos, o projeto traz um novo significado para os espaços dos sacolões e mercado municipais

A Prefeitura de São Paulo iniciou no dia 16 de junho desse ano a Quinta da Economia. O projeto nasceu da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo e estabelece que dezenove pontos de abastecimento da cidade de São Paulo, entre sacolões e mercados municipais, irão vender toda quinta-feira cerca de vinte produtos entre frutas, legumes e verduras por até R$ 2,99. O objetivo do projeto é levar alimentos saudáveis e de qualidade por um preço abaixo do mercado, incluindo, além disso, aquilo que a agricultura familiar produz.

A proposta, que começou a ser discutida em 2013, com o início do projeto de implantação da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, apresentou uma nova visão da função desses lugares, os quais devem fornecer à população produtos de qualidade com preços baixos. Segundo Marcelo Mazeta, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional e membro da SDTE, essa “ressignificação vem para resgatar esse caráter social dos sacolões, o caráter de oferecer alimentos de qualidade por um valor acessível”.

Paralelo a esse projeto de valorização e “ressignificação” dos mercados e sacolões, a Prefeitura de São Paulo também vem ganhando escala com outras iniciativas que atingem os produtores familiares ao priorizar alimentos provindos da agricultura familiar: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sendo assim, três eixos da cadeia de produção e distribuição ganham novos significados: produtos, produtores e pontos de abastecimento. Para que servem os sacolões? Quais produtos estamos ingerindo? Da onde vêm esses alimentos? Quem está produzindo?

Mazeta destaca que o COMUSAN, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, presidido por Christiane Costa, coordenadora da área de SAN do Instituto Pólis, foi e continua sendo essencial no processo de implementação do projeto Quinta da Economia na cidade, pois o diálogo com a sociedade civil é de extrema importância na articulação e na promoção de políticas púbicas. “O COMUSAN, que tem pessoas da militância, de história, conhecimento e formação, contribui para que o governo de fato implemente essa política pública”, afirma Mazeta.

Os pontos de abastecimento participantes da Quinta da Economia são os sacolões municipais Avanhandava, Bela Vista, Brigadeiro, Butantã, Cidade Jaraguá, Cidade Tiradentes, Cohab Adventista, Estrada do Sabão, Jaguaré, João Moura, Lapa, Piraporinha, Santo Amaro e São Miguel Paulista, e os mercados municipais de Pinheiros, Sapopemba e Teotônio Vilela.

Saiba mais em no Portal da Prefeitura de São Paulo.

Crédito da imagem destacada.