notícias

Segurança Alimentar é tema de seminário na Baixada Santista

11/12/2013

O 2º Seminário Metropolitano de Segurança Alimentar e Geração de Renda da Baixada Santista aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, no Iate Clube Itanhaém. O objetivo do encontro foi discutir a compra realizada diretamente da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outros.

Assista abaixo o vídeo realizado pelo Pólis sobre o Seminário
 

O evento foi realizado pela prefeitura de Itanhaém e pelo projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social.

Durante os dois dias do encontro, sociedade civil e poder público puderam discutir temas pertinentes aos agricultores familiares e aos gestores municipais, e assim foi possível elencar as oportunidades e os desafios do cenário atual: Como realizar a articulação entre governo Federal e municípios? Como fomentar a cadeia produtiva para a valorização da agricultura familiar e orgânica? Como aumentar a abrangência e os resultados dos programas federais em nível local?

No primeiro dia, foi realizada uma oficina de culinária caiçara, que destacou a utilização de farinha de banana verde e do palmito pupunha em receitas tipicamente caiçaras, que puderam ser degustadas por todos.

Durante a oficina foi reforçada a importância da utilização de produtos locais na alimentação escolar, fortalecendo o agricultor local e melhorando a qualidade da merenda. Elas também distribuíram aos que estavam presentes exemplares do livro “Feiras Gourmet – Livro de receitas dos agricultores de Itanhaém”.

Já no segundo dia, a discussão foi focada nos programas governamentais e nos entraves que os municípios encontram para cumprir com a legislação, que exige que o poder público compre 30% dos alimentos utilizados na merenda escolar, de agricultores familiares. O município de Itanhaém foi um grande exemplo, já que não apenas cumpre a exigência dos 30%, como prevê ultrapassar essa quantidade em 2014. Suas boas práticas foram compartilhadas e motivaram os representantes dos outros municípios da Baixada a seguirem o mesmo caminho.

No debate foi possível notar as dificuldades dos gestores municipais em se inserirem nos programas federais. Por falta de capacitação ou articulação entre os diferentes setores e esferas governamentais, pequenas coisas tornam-se grandes obstáculos. No entanto, os participantes ficaram interessados em formar uma rede de cooperação regional, compartilhando iniciativas de sucesso e colaborando com quem está iniciando no processo.

“Houve um bom debate e ao final do evento sistematizamos todas as sugestões. O documento gerado será encaminhado pela Câmara Temática como sugestões para os prefeitos da Baixada, para implantação da política de alimentação escolar e de outras relacionadas à Segurança Alimentar”, comentou Maria Judith Gomes, coordenadora de Institucionalidade e Dinâmica Sociopolítica do Instituto Pólis.

O Seminário reuniu aproximadamente 80 pessoas, e dentre elas, representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE-Brasília), da Secretaria Estadual de Agricultura (SP), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-Santos e Peruíbe), Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), FUNAI, e entidades acadêmicas. Além desses agentes, estiverem presentes nutricionistas, agricultores, merendeiras e outros interessados em discutir os programas governamentais.

Fonte: Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social.