notícias

SEMCITEC realizará palestras sobre planejamento urbano e desenvolvimento social

28/09/2015

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento – SEMCITEC é um evento anual de divulgação científica da Prefeitura de Guarulhos. Em parceria com instituições acadêmicas locais, este ano a quarta edição da SEMCITEC acontecerá de 19 a 23 de outubro, com o tema Luz, Ciência e Vida.

Confira a programação das palestras sobre planejamento urbano e desenvolvimento social:

1) Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável – Mesa redondaData: 19/10/2015  |  Horário: 10:00  |

Local: Auditório 1A – Centro de Formação Adamastor Centro

Como conciliar crescimento econômico com sustentabilidade e igualdade social? Guarulhos vivencia a revisão de seu Plano Diretor, instrumento de política urbana que busca orientar o crescimento e funcionamento da cidade, conciliando os interesses dos agentes públicos e privados, em prol de uma cidade mais justa e igualitária. Esta Mesa discute como ocorre crescimento econômico e os entraves que a gestão pública enfrenta para propiciar o desenvolvimento sustentável e a necessária melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Luiz Paulo Bresciani – USCS
Plinio Soares Santos – PMG

Mediador: Romeu Lemos2) A precariedade habitacional e o papel dos municípios – PalestraData: 21/10/2015  |  Horário: 18:00  |
Local: Auditório 2A – Centro de Formação Adamastor Centro

Ao contrário da experiência dos países de capitalismo central, o crescimento econômico do Brasil, ocorrido principalmente na segunda metade do século XX com a industrialização, levou a um processo intenso de urbanização cujos resultados se fazem visíveis até hoje na paisagem caótica dos grandes centros urbanos e de suas regiões periféricas e na ausência de políticas de bem-estar a mitigar os problemas de grande parte da população que vive nelas. A palestra mostra como se deu esse processo e como é fundamental a reversão dessa lógica perversa característica do Estado brasileiro patrimonialista e avesso ao conceito de público como direito de todos pelos municípios,  quem cabe o papel de reversão desse cenário, desde 2001 e a aprovação do Estatuto da Cidade.

Rosana Denaldi – UFABC

O link para inscrição é: http://semcitec.guarulhos.sp.gov.br/