notícias

série de estudos feita pelo pólis, “covid, raça e território”, é premiada pelo iab sp

16/12/2021

Pesquisas do Instituto Pólis são premiadas pelo IAB/SP!

Ontem (15), aconteceu a entrega das premiações em uma edição que comemorou o centenário da entidade. A série de estudos produzida pelo Pólis, “Covid, Raça e Território”, foi premiada em uma categoria em que foram avaliados projetos, obras, planos, planejamento territorial, ativismo urbano. Essa categoria, “Urbanismo, planejamento e cidade”, teve Raíssa Albano, Paula Santoro e Mariana Chiesa como júri. Nossos estudos também teve um destaque especial em “Cidades saudáveis – ações de enfrentamento à Covid-19”.

A proposta dos estudos focou em como medir o impacto desigual da epidemia de COVID-19 na cidade de São Paulo, observando os diferentes grupos populacionais definidos por raça/cor.

Medir os impactos desiguais da Covid-19 na cidade envolve vários desafios técnicos e metodológicos. Produzir dados e análises para incidir sobre ações concretas e políticas públicas durante a pandemia, isto sim, é a dificuldade mais desafiadora desta iniciativa do Instituto Pólis, que iniciou estudos territoriais sobre o novo coronavírus desde o início da crise em 2020.

A dimensão territorial da pandemia na cidade de São Paulo é ilustrativa de como a crise sanitária revela, e também agrava, as iniquidades sociais, demonstrando que seus efeitos não se dão uniformemente no espaço urbano. As leituras propostas especializaram dados sobre mortalidade, trabalho das vítimas, hospitalizações, vacinação, sempre buscando indicadores sobre raça, gênero, renda e vulnerabilidade social, como método para complementar e complexificar as análises.

E, mais do que isso, as análises territoriais propostas pelo Pólis sobre os indicadores da Covid-19 são ferramentas importantes para o adequado monitoramento epidemiológico, que subsidiaram o debate público e tentaram auxiliar, de forma crítica, tomadas de decisão no combate à pandemia (de autoridades, de representantes em espaços de participação social, de lideranças sociais, etc).

Confira as pesquisas disponíveis na seção “estudos”.