notícias

Tema do Dia Mundial da Alimentação é um convite à mudança, diz presidente do Consea

04/10/2013

O tema do Dia Mundial da Alimentação 2013 – “Sistemas Alimentares Sustentáveis para a Segurança Alimentar” – é um convite à mudança, segundo a presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Maria Emília Pacheco.

“Vamos transformar este tema em convite à mudança, à mobilização das sociedades e governos pela garantia da alimentação como direito, como patrimônio cultural de um povo e não como mercadoria”, disse ela, em discurso no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira.

O Consea e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) promoveram nesta terça-feira uma solenidade de lançamento das atividades do Dia Mundial da Alimentação 2013, que é celebrado em 16 de outubro.

Maria Emília Pacheco disse que o mundo precisa mudar o modelo de desenvolvimento para reverter o quadro de fome que assola 850 milhões de pessoas. “É preciso mudar o cenário dos modelos insustentáveis de desenvolvimento que degradam o meio ambiente, com concentração de terras e expansão de monocultivos, com a contaminação que ameaça ecossistemas e a biodiversidade”, disse ela.

“Precisamos de sistemas diversificados sob a égide da sociobiodiversidade, com a garantia do acesso ao alimento de qualidade”, afirmou. O evento teve a participação dos ministros Gilberto Carvalho e Pepe Vargas, da Secretaria Geral da Presidência da República e Desenvolvimento Agrário (MDA), respectivamente, além do representante da FAO no Brasil, Ala Bojanic.

Fonte: Ascom/Consea