notícias

Ubatuba sedia Festival Internacional Tropixel entre os dias 21 e 25 de outubro

22/10/2013

 

O Festival Tropixel – Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade reunirá pesquisadores, artistas, ativistas e cientistas de diferentes lugares do Brasil e do mundo, durante o mês de outubro, em Juiz de Fora (MG) e Ubatuba (SP).
Articulado pelo núcleo Ubalab e pelo PAEC da Universidade Federal de Juiz de Fora junto a uma comissão organizadora de abrangência nacional, o Tropixel contará com duas etapas: uma em Juiz de Fora, entre os dias 17 e 19 de outubro; e a outra em Ubatuba, entre os dias 21 a 25 de outubro. O Festival conta com o patrocínio da Atmosfera Desenvolvimento Imobiliário e o apoio da CAPES, FAPEMIG, Pró-reitoria de Cultura da UFJF, Programa Brasil-Alemanha, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, Escola Técnica Estadual – Centro Paula Souza de Ubatuba, Escola Técnica Municipal Tancredo Neves, Associação Comercial de Ubatuba e Fundart.
O objetivo principal do Festival Tropixel (parceiro brasileiro da rede de eventos internacionais Pixelache) é articular as particularidades brasileiras na fronteira entre a cultura e a tecnologia com referências científicas e teóricas e práticas experimentais contemporâneas, em busca de futuros justos, sustentáveis e includentes. Em Ubatuba o festival acontecerá em diferentes locais da cidade.
Terá a participação de estruturas itinerantes, como o Labmóvel e o Ônibus Hacker, para a realização de oficinas e apresentações móveis. A programação articula algumas entre as mais de cem propostas de participação que foram recebidas através de uma convocatória aberta no site do festival durante o mês de agosto.
Ubatuba é uma cidade de grande diversidade cultural, social e religiosa. À importância das comunidades tradicionais – caiçaras, quilombolas e indígenas – somam-se correntes migratórias de diversas origens; intelectuais e artistas radicados; empresários em busca de qualidade de vida; profissionais autônomos em rota de fuga das cidades grandes. Tem um inestimável patrimônio natural, com a maior cobertura proporcional de mata atlântica do Estado de São Paulo, e mais de quatro séculos de história. Uma grande proporção da população utiliza bicicletas como meio de transporte cotidiano.
A cidade conta com cerca de uma centena de fantásticas praias, além de uma imensa biodiversidade. A sociedade civil participa ativamente da discussão sobre o estado atual da cidade e da elaboração de planos participativos para o futuro. Uma leitura otimista indica um futuro promissor, com alta qualidade de vida, justiça social e sustentabilidade. Entretanto, algumas questões importantes exigem atenção.
Entre elas a alta evasão de jovens talentos devido às poucas alternativas de formação após a conclusão do ensino médio; a baixa auto-estima sentida por estratos variados da sociedade; a distribuição desigual dos resultados da exploração comercial de suas atrações turísticas e naturais; a questão da gestão do lixo, ainda mais complexa justamente por conta do legado ambiental de Ubatuba; e a relação problemática da população com seu território, pela falta de mecanismos claros de regulação e conciliação entre usos tradicionais de recursos materiais e preservação da natureza.
Em tal cenário, mais importante do que aplicar uma cartilha pronta de soluções é exercitar a imaginação em busca de alternativas para o futuro.
Igualmente prioritário é identificar, valorizar e apoiar talentos locais, promovendo seu pleno desenvolvimento a partir do intercâmbio e do aprofundamento conceitual e técnico. Além da contribuição qualitativa à construção de melhores futuros, o Festival Tropixel pretende gerar visibilidade para a cidade, posicionando-a como pólo de produção e troca de conhecimento e de cultura contemporânea.
Será o primeiro evento desta natureza e formato na região. O festival vai agregar artistas, produtores culturais, empreendedores criativos, ativistas e estudantes, além de promover a inserção de Ubatuba no cenário internacional de “cidades criativas”, a partir da articulação com diversas redes internacionais com as quais o projeto Ubalab se relaciona.