notícias

Um panorama latinoamericano da Participação Popular nas Políticas Públicas

05/04/2016

No âmbito do Programa Mercosul Social e Solidário, o Instituto Pólis elaborou a publicação Participação Popular nas Políticas Públicas. O Programa integra ONGs da Argentina, do Chile, do Paraguai, do Uruguai e do Brasil e tem como objetivo delinear a participação da sociedade civil na construção de políticas que garantam direitos sociais nestes países.

No livro, destaca-se uma breve história de algumas das principais políticas sociais nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional, Urbanismo, Democracia e Participação e diversas outras. Também apresenta os impactos de receitas e agendas de reformas neoliberais, a reação da sociedade civil diante destas agendas e formas de intervenção na construção da democracia.

Com foco na realidade brasileira, esta publicação dialoga com as diferenças entre os cinco países latinoamericanos e traça um panorama da trajetória e desafios da participação cidadã no período do Programa.

Organizada pela pesquisadora Maria do Carmo Albuquerque, a publicação, apesar de ter sido lançada em 2006, possui artigos que dialogam com a conjuntura brasileira atual.

Confira a publicação Participação Popular nas Políticas Públicas