notícias

Vila Buarque Aberta: 1a Ação

18/06/2018

VILA BUARQUE ABERTA #PRIMEIRA AÇÃO

São várias as iniciativas em São Paulo que buscam valorizar os espaços públicos a partir da perspectiva das pessoas. A diversidade das formas de se viver se manifesta, ao mesmo tempo, em confluências e conflitos. No cotidiano a rua é o lugar do carro. Para experimentar e debater outras formas de uso, um conjunto de atores da Vila Buarque organizaram a abertura de duas ruas (General Jardim e Bento Freitas) do bairro, uma série de atividades que visam refletir e atuar sobre a vida no bairro, suas histórias, realidades e perspectivas.

Teremos shows em comemoração ao dia da música, mapeamento coletivo, rodas de conversa sobre o bairro, sobre direito à cidade e agricultura urbana, oficinas para crianças, filmes, teatro, espaço para arrumar sua bicicleta, atividades físicas, entre outras ações. Totalmente gratuíto!

Essa será só a primeira de muitas outras que esperamos fazer para vivenciar e conversar sobre uma outra cultura urbana que vá na direção de uma cidade mais humana.

PROGRAMAÇÃO: 08h00 às 20h00

### NA RUA: Bentro Freitas com General Jardim – Gratuito

08h00 às 15h00
FEIRA AGROECOLÓGICA com produtores que fornecem ao Instituto Feira Livre.

11h00 às 16h00
MAPEAMENTO COLETIVO da República, Vila Buarque e Santa Cecília

11h30 às 13h30
ATIVIDADE FÍSICA: funcional para todas idades, atividade lúdica para crianças e atividade leve para idosos. Com a equipe Team Bovera de preparação física.

12h00 às 13h00
RODA DE CHORO DE MULHERES: Camila Silva e Grupo Vertentes

13h00 às 14h00 (no palco)
JazzBB COM BRASILEIRINHOS: música para os bichos do Brasil por Paulo Bira

Palco RISCO dia da Música:
15h00 – Maria Beraldo
16h20 – Música de Selvagem
17h40 – Sessa
19h00 – Luiza Lian

15h00 às 16h00
OFICINA DE INSTRUMENTOS PARA CRIANÇAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS para tocarem junto com o bloco Cecília e os Buarques. Atividade na rua.

16h00 às 16h30
APRESENTAÇÃO BLOCO CECÍLIA E OS BUARQUES, com a participação da bateria e desfile dos bonecos de Olinda. Atividade na rua.

### DENTRO: Gratuito

14h00 ou 16h00 (a confirmar)
OFICINA COM JANAÍNA RUEDA (Casa do Porco, Dona Onça e Hot Pork), sobre o projeto ‘Cozinheiros Pela Educação’ que vem transformando a alimentação das merendas escolares do estado de São Paulo. Em sua aula, a chef também ensinará uma das receitas do projeto: o Cuscuz Vegetariano. ___ no Instituto de Arquitetos do Brasil (Rua Bento Freitas 306)

15h00
FILME ‘OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM’ em comemoração aos 5 anos de Junho de 2013, seguido de debate com produtores. Ação em parceria com o Le Monde Diplomatique. ___ na Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182)

15h30
HORTELÕES URBANOS: membros do grupo compartilham as experiências de cultivar em áreas públicas da cidade. ___ no Instituto Feira Livre (Rua Major Sertório, 229)

16h30 às 18h00
RODA DE CONVERSA SOBRE DIREITO À CIDADE, com ênfase em sexualidade, gênero, prostituição de rua, direitos humanos e os territórios na República, Vila Buarque e Santa Cecília com base nos resultados do mapeamento coletivo. ___ no Instituto Polis (Rua Araújo, 124)

17h00
QUEM PRODUZ ALIMENTOS EM SÃO PAULO? Conversa sobre a produção agrícola em escala dentro da cidade de São Paulo e a experiência da agricultura urbana. ___ no Instituto Feira Livre (Rua Major Sertório, 229)

18h30
PANCS – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS. Conversa sobre as muitas plantas que encontramos nas ruas e parques da cidade e que servem de alimento, mas que deixaram de ser comercializadas. ___ no Instituto Feira Livre (Rua Major Sertório, 229)

21h00
PEÇA VENUS EX LIBRIS. Dramaturgia: Criação Coletiva. Direção: Luiz Fernando Marques. Um homem, uma mulher, o livro “Vênus em Pele” de Masoch, a tela de Ticiano – Vênus ao espelho, dois goles de café e um casaco de pele: elementos de uma mesma cena, figuras de uma possível fantasia. Ele e Ela imersos em um território desconhecido, no limiar da dor e do prazer e, ainda que excitante, revelador de conteúdos obscuros que podem transbordar para além daquela sala de uma grande metrópole em um dia de tempestade. Pague quanto puder. Reserve seu ingresso no site: https://www.sympla.com.br/venus-ex-libris—espetaculo__295107. ___ no Instituto de Arquitetos do Brasil (Rua Bento Freitas, 306)

23h59
PEÇA VENUS EX LIBRIS. Segunda exibição no IAB.

### Patrocínio:
OGGI Bikes
Kenda
Dia da Música
Z DELI Sandwiches
Lanchonete da Cidade
J.K – Bar do Alemão

### Realização:
IAB SP – Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp)
CoCidade
Selo RISCO
Le Monde Diplomatique Brasil
Instituto Pólis
Aliança Francesa
Instituto Feira Livre
A Casa do Porco Bar
Ação Educativa
JazzB

Alguns locais terão atividades normais após o evento, essas ações não fazem parte da Vila Buarque Aberta e por isso não serão gratuitos:

22h
André Mehmari Trio (R$ 45)
Um dos grandes pianistas da atualidade André Mehmari segue nesta temporada no JazzB trazendo seu trio ao lado de Neymar Dias (contrabaixo) e Sérgio Reze (bateria). Nesta clássica formação de jazz, liderado por Mehmari, o trio apresenta repertório de composições próprias e recriações de clássicos do jazz e da música brasileira com muito lirismo e virtuosidade. Ingressos antecipados: https://goo.gl/EqmjF1 ____ no JazzB (Rua General Jardim, 43)