Produzir Alimentos na Área Urbana
Ações da prefeitura de incentivo ao uso de terrenos desocupados na área urbana para a produção de alimentos permitem melhorar o acesso da população a alimentos de qualidade a baixo custo.
Ações da prefeitura de incentivo ao uso de terrenos desocupados na área urbana para a produção de alimentos permitem melhorar o acesso da população a alimentos de qualidade a baixo custo.
Um sistema de informações sobre as condições nutricionais da população permite à prefeitura implementar políticas que garantam a segurança alimentar de indivíduos e da coletividade.
A publicação apresenta um conjunto de diretrizes para a formulação e implementação de uma Política Municipal de Segurança Alimentar. Oferece uma sistematização e síntese dos acúmulos da sociedade civil e dos governos locais democráticos nos últimos anos, na busca por políticas públicas que combatam a fome e propiciem uma verdadeira segurança alimentar e nutricional. Seu conteúdo procura apresentar diretrizes aplicáveis para a incorporação da temática da segurança alimentar e nutricional na agenda das políticas públicas locais e para a efetivação de resultados transformadores
Adotar uma alimentação viva e enriquecida como cardápio das escolas pode fazer muito pela saúde das crianças entre 0 e 6 anos. Esta publicação mostra como a mudança no paradigma da alimentação escolar desenvolvida em Ribeirão Pires/SP foi capaz de contribuir para a saúde e o bem-estar das crianças em fase de desenvolvimento; além de mudar a rotina segmentada dos serviços públicos, inspirar e fortalecer as instâncias de participação da comunidade e as iniciativas de desenvolvimento sustentável. A experiência introduz um debate qualificado sobre segurança alimentar em âmbito municipal mostrando a outros municípios uma alternativa plenamente viável de promover a saúde e a segurança alimentar em consonância com os esforços de combate à fome, prioridade absoluta do Governo Federal brasileiro.
Criar espaço de diálogo para explicitar diferentes interesses em torno da segurança alimentar e nutricional permite à prefeitura ampliar a participação para a tomada de decisão nesta área.
Não e preciso muito dinheiro para complementar a alimentação das crianças, melhorando sua saúde e rendimento escolar. O autor descreve a alimentacao alternativa, a farinha multipla, a implantação e os recursos necessarios para uma política social de combate a fome, experiências e os resultados nutricionais, econômicos, sociais, ecológicos, culturais da alimentação alternativa.
Ações inovadoras da prefeitura na área do abastecimento, oferecendo alimentos mais saudáveis e baratos, dinamizam a economia local e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos.