Juventude e Cultura Política no Mundo Urbano: o caso de São Paulo
O texto apresenta os resultados da pesquisa Juventude e Cultura Política no Mundo Urbano: o caso de São Paulo, apoiada pela Oxfam Brasil e realizada pelo Instituto Pólis.
O estudo teve por objetivo levantar as percepções das juventudes das periferias paulistanas sobre a cidade e seus distintos territórios, suas práticas de uso e apropriação do espaço urbano, a vivência das discriminações de raça e gênero e o desafio para o exercício de seus direitos. Os conhecimentos produzidos visam subsidiar o debate sobre as políticas públicas e os conflitos vividos pelos/as jovens paulistanos/as no uso e apropriação da cidade, suas demandas e expectativas frente ao futuro.,Cidadania, Gênero, Identidade Cultural, Vulnerabilidade Social, Políticas Públicas Juventude, Periferia, Jovens, Racismo, São Paulo – Brasil, Protagonismo juvenil, Juventude e violência, Juventude e Trabalho, Juventude Negra, Juventude Brasileira, Condição da Juventude, Projeto OBR 015/2015, Juventude Paulistana, Pesquisa Juventude e Cultura Política no Mundo Urbano,Anna Luiza Salles Souto,
Agenda Juventude Brasil : leituras sobre uma década de mudanças
A publicação é resultado de um conjunto de intercâmbios e parcerias entre grupos de pesquisadores e instituições diretamente envolvidos na formulação, na implementação e na avaliação das políticas publicas de juventude.
Nessa perspectiva, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Pesquisa Juventude: processos sociais, políticas públicas e educação, convida a todos a participar do debate sobre as expressivas conquistas dos últimos dez anos e a complexidade de pensar o futuro quando abordamos as questões sobre juventude e políticas publicas.
Confira a primeira versão da pesquisa lançada no ano de 2013.,Cidadania, Identidade Cultural, Políticas Públicas Juventude, Jovens, Agenda Juventude Brasil – Pesquisa, Protagonismo juvenil, Juventude e violência, Juventude e Trabalho, Juventude Negra, Juventude Brasileira, Condição da Juventude,Anna Luiza Salles Souto, Eliane Ribeiro, Helena Abramo, Regina Novaes, Gustavo Venturi, Elisa Guaraná de Castro, Felipe da Silva Freitas, Maria Virginia de Freitas, Maria Carla Corrochano, Ana Laura Lobato, José Reinaldo Riscal,Eliane Ribeiro, Regina Novaes, Diógenes Pinheiro, Gustavo Venturi
Segregação socioterritorial, juventude e direito à cidade
Apesar da melhora dos indicadores sociais no decorrer das últimas décadas, a cidade de São Paulo segue apresentando gritantes desigualdades socioterritoriais, fruto de um padrão de desenvolvimento urbano excludente, orientado pela lógica do mercado, e não pelo bem comum.
Artigo publicado no Le Monde Diplomatique Brasil- encarte especial Juventudes e a Desigualdade no Urbano.
Download da publicação na íntegra.
Carta de Brasília: Pela afirmação e garantia dos Direitos Humanos e em defesa da Democracia
O Instituto Pólis e diversas organizações sociais assinam a Carta de Brasília: Pela Afirmação e Garantia de Direitos Humanos e em Defesa da Democracia, elaborada em plenária convocada pela Plataforma Dhesca no dia 20 de maio, em Brasília. O encontro teve como principal pauta a conjuntura política no Brasil e o fortalecimento do campo e da agenda popular de direitos humanos.
O documento elaborado traça desafios e pautas relacionados aos direitos humanos e foi entregue a organismos e organizações internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA).,Cidadania, Democracia, Direitos Humanos, manifesto,,
Revista Programa Jovem Monitor/a Cultural
Já está disponível para download a publicação produzida pelos jovens do Programa Jovem Monitor/a Cultural – PJMC. Fruto de um trabalho em conjunto entre a equipe do Instituto Pólis e a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a publicação é resultado de uma série de formações sobre Direito à Comunicação, Democratização da Mídia e Jornalismo Social e Comunitário.
Orçamento participativo: democratização da gestão pública e controle social
A publicação discute a importância e os vários modos de se fazer o orçamento participativo.
Direito à Cidadania nos cortiços
A publicação aborda de forma didática os direitos dos moradores de cortiços.
A Política Pública como Garantia dos Direitos Humanos e Cidadania
Os chamados Direitos Humanos são os direitos que todo ser humano deve ter para viver com dignidade. É o direito à vida plena como ser humano, pelo simples fato de existirmos e vivermos em sociedade.
A Produção da Agenda Social Mundial: uma discussão sobre contextos e conceitos
O texto propõe explorar um tema amplo e difícil, mas que traz implicações diretas para as ONGs do Sul. Diz respeito a um campo de disputas quanto às identidades, compromissos, alianças, perspectivas, destas ONGs no cenário global atual. Um campo de disputas, é preciso reconhecer desde já, assimétrico, no qual a capacidade de produção de conhecimentos e a capacidade de comunicação são elementos estratégicos. Análise de Silvio Caccia Bava.