Sustentabilidade e o Consumidor Ativista
O consumo responsável, solidário e ético diz ao consumidor não ser tão vulnerável a propagandas e marcas famosas, devendo ser mais racional na escolha, de forma a captar o valor de uso do que adquire.
O consumo responsável, solidário e ético diz ao consumidor não ser tão vulnerável a propagandas e marcas famosas, devendo ser mais racional na escolha, de forma a captar o valor de uso do que adquire.
Para debater o tema consumo sustentável, cabe percorrer brevemente a própria noção de sustentabilidade. Este é um conceito em disputa, visto que os conceitos são construções sóciopolíticas e históricas carregados de valores e de representações que formam os discursos e as práticas dos diversos atores que atuam na sociedade
A publicação Tecnologia Social e Políticas Públicas traz um conjunto de textos descritivo-analíticos sobre experiências baseadas em tecnologias para a inclusão social e sua interface com as políticas públicas. Os textos são fruto da pesquisa “Tecnologias Sociais e Políticas Públicas”, uma parceria entre Instituto Pólis, Fundação Banco do Brasil e Grupo de Análise de Políticas de Inovação da Unicamp (Gapi/Unicamp). O objetivo é avançar na reflexão sobre práticas que apontam para a possibilidade de governos adotarem iniciativas baseadas em tecnologias que rompam com o processo de exclusão socioeconômica. A proposta da tecnologia social, por sua própria natureza, tem como elemento constitutivo o empoderamento e a participação dos usuários na concepção e gestão de instrumentos e metodologias capazes de melhorar suas condições de vida.