Gerenciamento por Processos
Mudanças nos processos administrativos favorecem a transparência das ações dos governos além de permitir um maior controle social dos fundos públicos por parte da sociedade civil.
Mudanças nos processos administrativos favorecem a transparência das ações dos governos além de permitir um maior controle social dos fundos públicos por parte da sociedade civil.
A realidade urbana do Estado de São Paulo é o objeto desta publicação. A partir de um levantamento feito nos municípios paulistas com população acima de 20 mil habitantes, fez-se um levantamento da regulação urbanística no Estado e de suas relações com as diferentes realidades urbanas. São relatados também estudos de caso em três municípios, onde os processos de urbanização e regulação urbanística e suas relações são investigados com mais profundidade: Guarujá, Diadema e Jaboticabal.
O mapeamento do projeto Santo Amaro em Rede é uma iniciativa do Sesc Santo Amaro e sua concepção e implantação foram realizadas em parceria com o Instituto Pólis. Consiste em um mapeamento das dinâmicas socioculturais da Zona Sul da Grande São Paulo e de alguns municípios adjacentes. Seus objetivos são conhecer o território mais amplo em que o Sesc Santo Amaro se insere, identificar as dinâmicas socioculturais que ali acontecem, conhecer seus protagonistas e suas interações com o território. Neste relatório, são apresentados os processos metodológicos de definição dos parâmetros do mapeamento, as definições que cercaram a pesquisa de campo e sua realização, bem como os resultados alcançados. A pesquisa realizada consistiu em um mapeamento sociocultural que abrangeu produtores, grupos, ongs e associações na região de Santo Amaro e arredores, além de alguns municípios como: Diadema, Itapecerica, Embu da Artes e Taboão. Conheça o site do Projeto Santo Amaro em Rede.
A publicação tem como objetivo oferecer uma série de informações de caráter jurídico que possam colaborar com os novos governos municipais. O texto foi baseado em um estudo junto a quatro municípios de porte médio governados pelo PT – Santo André, São Bernardo do Campo, Santos e Diadema, todas no estado de São Paulo – no que se relacionava à identificação e à análise das principais questões relacionadas ao Ordenamento Jurídico.