Acompanhar o Orçamento Público
Mecanismos de publicização do orçamento e capacitação da sociedade permitem abrir espaços de diálogo que aumentam a transparência da gestão e melhoram a qualidade de vida da população.
Mecanismos de publicização do orçamento e capacitação da sociedade permitem abrir espaços de diálogo que aumentam a transparência da gestão e melhoram a qualidade de vida da população.
O estudo destaca as reflexões sobre os Conselhos Comunitários e Conselhos Populares nos anos 80, o Orçamento Participativo, os Conselhos Gestores e as Conferências Nacionais, intensificadas nos últimos anos. Tais experiências demonstram a vitalidade do processo democrático brasileiro, mas ensejam desafios para refletir sobre as relações entre Estado e Sociedade.
Os resultados apresentados e sistematizados pela pesquisa são instrumentos importantes para refletir sobre a democracia participativa no Brasil hoje, um dos eixos da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política.
O documento apresenta a síntese das exposições e debates travados durante o Seminário Novas Lentes Sobre a Participação: utopias, agendas e desafios. Realizado em 04 de Julho de 2012 no Instituto Pólis. Projeto desenvolvido em parceria pelo Instituto Pólis e INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos, com apoio da Fundação Ford e do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O seminário marcou o lançamento da Revista Pólis n. 52: Novas Lentes Sobre a Participação: utopias, agendas e desafios.
Confira também:
Revista Pólis: Novas Lentes Sobre a Participação
A participação social e o protagonismo dos diversos atores da sociedade civil no aprofundamento da democracia brasileira são temas caros e centrais para um campo político de ONGs e movimentos sociais comprometido com mudanças na cultura política brasileira. Os textos publicados se inscrevem no âmbito de um projeto engajado politicamente com democratização do Estado, com o fortalecimento de um campo da sociedade civil articulado em torno da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. Nessa direção, os conhecimentos produzidos objetivam potencializar a intervenção dos atores coletivos no exercício do efetivo controle social sobre as políticas públicas e apontam para as necessárias mudanças na cultura política brasileira.
Confira também: