Incubadoras de Empresas
A implantação de incubadoras de empresas no município ajuda a viabilizar novos empreendimentos, gerando empregos e melhorando a arrecadação e a qualidade de vida.
A implantação de incubadoras de empresas no município ajuda a viabilizar novos empreendimentos, gerando empregos e melhorando a arrecadação e a qualidade de vida.
Utilizando a Internet, a prefeitura pode se aproximar dos cidadãos e democratizar o acesso à informação.
Esta edição traz 50 propostas e experiências de políticas públicas municipais orientadas para a promoção da cidadania, com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas. As propostas e experiências reunidas foram publicadas originalmente no boletim Dicas – Idéias para a Ação Municipal, fruto de uma parceria entre o Instituto Pólis e a Fundação Friedrich Ebert do Brasil. Esses textos foram republicados no livro “125 Dicas – Idéias para a Ação Municipal”, em 2000. Todos os volumes do Boletim Dicas estão disponíveis no site.
Descentralizar a ação cultural do governo municipal contribui para a democratização da sociedade.
Atrair empresas para o município é mais fácil e eficaz quando há um planejamento das ações e a preocupação em constituir um sistema produtivo integrado.
Se não e possível instalar uma biblioteca em cada bairro, a solução e criar uma biblioteca que possa andar de bairro em bairro. O autor apresenta o funcionamento, a implantação, os recursos necessários, algumas experiências e os resultados de um ônibus-biblioteca.
Constatando que os serviços de saúde no Brasil adotam um modelo centrado na doença e no hospital, o autor descreve cuidados, experiências e resultados econômicos e sociais da implantação da assistência domiciliar a saúde e afirma que cuidar da saúde do cidadão em sua própria residência aumenta a capacidade de atendimento da rede pública e humaniza o tratamento.
Esta é uma das cinco experiências premiadas como destaque no ciclo de premiação 1997 do Programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa conjunta da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Ford. Descreve origens, implementação, parcerias, recursos e resultados do programa Ação Integrada nos Bolsões de Pobreza Urbanos, desenvolvido na cidade de Ipatinga (MG).
Afirmando que a violência nas escolas e um problema pedagógico, o autor analisa de onde vem a violência, o que se pode fazer e relata os resultados do projeto “Pela vida, não a violência” desenvolvido nas escolas municipais de São Paulo, no período de 1989-1992.
Enfatiza que uma postura ativa da prefeitura para aumentar a arrecadação dos impostos estaduais pode ampliar a receita municipal, descreve a experiencia do municipio de Ronda Alta-RS.