Jornal do Fórum Intermunicipal de Cultura
Entrevistas e artigos sobre a preservação da herança cultural e os desafios postos pela globalização.
Entrevistas e artigos sobre a preservação da herança cultural e os desafios postos pela globalização.
Documento referente o I Encontro Intermunicipal de Cultura, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e Instituto Pólis , em 1995. A Publicação do Fórum Intermunicipal de Cultura está disponível no site.
O Fórum Intermunicipal de Cultura – FIC trabalha há quase dez anos a cultura como qualidade de vida e desenvolvimento humano e, mais recentemente, com a importância da arte e da cultura para o reencantamento do mundo. Não é mais possível pensar na mudança social de qualquer país, localidade ou mesmo do planeta sem considerarmos as realidades culturais. O debate sobre reforma urbana, direito à cidade e à sustentabilidade, já começa a abrir os olhos para as expressões e manifestações culturais do território.
O texto apresentado neste volume é resultado das reflexões da Rede Mundial de Artistas da Aliança e atualiza informações sobre experiências apresentadas na edição anterior e traz uma série de outras, incluindo o prefácio e as experiências publicadas na versão indiana do mesmo título. A Rede Mundial de Artistas da Aliança trabalha para a construção de um mundo pautado numa cidadania mundial, no respeito à diferença, na solidariedade e na sustentabilidade de planeta. A reedição deste Caderno vem reiterar que a arte como uma linguagem que pode contribuir para a transformação do mundo, e o artista, por sua presença na sociedade, deve estar comprometido com essa tarefa.,Arte e educação, Arte Pública, Ateliês de portas abertas, Ballet Stagium, Barracões Culturais da Cidadania, Caderno de Proposições para o século XXI, Caravana Africana pela Paz e Solidariedade, Casa Dedela, Cidadania Cultural, Conversas de rua, Cultura, Cultura de Paz, Diversidade Cultural, Excalibur, Festival do primeiro romance, Fórum Intermunicipal de Cultura, Identidade Cultural, Itinerâncias teatrais de Montreuil, Movimento Cultural, Museu e público especial, Política Cultural, Projeto Alagoas Presente, Projeto no metrô, Projeto Porandussara, Projeto Urgência Nas Ruas, Publicações Pólis, Rede Mundial de Artistas em Aliança, Se essa rua fosse minha, Shalom Salam Paz, Tambores pela Paz, Tarace Boulba, Tupi Arts Vivants,Hamilton Faria, Pedro Garcia,
Esta publicação contém documentos intitulados “cartas” com princípios e diretrizes para políticas culturais, fruto do trabalho do FIC. O Fórum Intermunicipal de Cultura é uma articulação nacional, apartidária, que visa contribuir para a construção da cidadania cultural nos municípios. O seu objetivo é articularatores para pensar e intervir nas cidades, propondo políticas culturais democráticas e valorizando o desenvolvimento humano e solidário. Promove trocas de experiências sobre a ação cultural, a democratização da gestão, os processos participativos e as políticas de cultura municipais, além de debates sobre os desafios do desenvolvimento e sua relação com a questão cultural. Dessa forma, possibilita a discussão das questões nacionais da cultura sob o ponto de vista local e contribui para a construção da esfera pública e democrática da cultura. O FIC propicia a aproximação de agentes culturais públicos e privados, técnicos de governo, artistas, pesquisadores e professores universitários e especialistas da cultura e de serviço voltados para a cultura e lazer.
Esta publicação é resultado de reflexões do Laboratório de Desenvolvimento Cultural de Itapecerica da Serra, uma iniciativa do Fórum Intermunicipal de Cultura (FIC), entidade formada por agentes culturais de vários estados do país, cujo objetivo é contribuir para a construção da esfera pública da cultura e da cidadania cultural em Itapecerica da Serra, particularmente do seu projeto mais importante, os Barracões Culturais da Cidadania
Objetivos, participantes, ações, dificuldades e experiências do Fórum Intermunicipal de Cultura e resumo do III Encontro Intermunicipal de Cultura.
Descrição do Fórum Intermunicipal de Cultura como um espaço de articulação e troca para debater e construir alternativas para as políticas culturais municipais, com a participação da sociedade civil.
Esta publicação é resultado dos debates realizados pelo Fórum Intermunicipal de Cultura – FIC, que tem por objetivo construir a esfera pública e democrática da cultura. Os artigos desta publicação pretendem enfrentar os desafios do desenvolvimento cultural local, contribuir para a elaboração de planos de governo democráticos e participativos, sintonizados com os processos culturais locais e globais, e divulgar idéias a serem incorporadas na área da cultura dos planos de governo.