Conflito no Asfalto
A faixa preferencial ou exclusiva para as motocicletas é uma ação inócua que não alivia esses conflitos e tampouco soluciona os congestionamentos do trânsito da metrópole.
A faixa preferencial ou exclusiva para as motocicletas é uma ação inócua que não alivia esses conflitos e tampouco soluciona os congestionamentos do trânsito da metrópole.
Aborda como um tema tão popular como o automóvel é tão difícil de ser debatido, principalmente por representar a efetiva Política Nacional de Transporte, eficientemente colocada em prática, apesar de não fazer parte, expressamente, dos documentos e discursos técnicos e políticos gerados quando se aborda o tema da mobilidade urbana.
Os problemas de transporte urbano não são resolvidos apenas com definições técnicas. A participação popular é o principal meio para atender às necessidades da coletividade.
Com equipamentos eletrônicos de controle, os usuários podem usar mais de um ônibus pagando apenas uma passagem, sem que a prefeitura precise construir terminais. Destaca a integracao pontual, os recursos necessários, resultados e experiência.
Afirmando que as intervenções em vias públicas podem ser um dos instrumentos de promoção da cidadania, quando se prioriza o uso racional dos recursos e o respeito aos cidadãos, o autor define o que e inversão de prioridades, demonstra o que pode ser feito e relata a experiência de política de vias publicas de Santo Andre-SP, no período de 1989-1992.
Facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficiência a transporte e locais públicos é um primeiro passo para que elas possam assumir seu lugar no mercado de trabalho e na sociedade, a ideia é defendida pelos autores, que informam como o município pode intervir no aumento da acessibilidade.
Substituir o ônibus a diesel pelo trólebus ajuda a melhorar a qualidade de vida, pois oferece mais conforto aos passageiros e diminui a poluição ambiental e sonora, o autor descreve os corredores, usos especiais, restrições e resultados.
O planejamento integrado entre transporte, trânsito e sistema viário permite a Prefeitura melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, apresenta: aspectos gerais do plano; transporte coletivo, transito e circulação; participação popular e controle social.
Discute-se a variação das tarifas de ônibus de uma cidade para outra, afirmando que o poder público deve ter uma base de cálculo do custo do serviço para negociar com empresários e trabalhadores do setor.