Referências Bibliográficas sobre População em Situação de Rua
Referências bibliográficas sobre as questões que envolvem a população em situação de rua.
Referências bibliográficas sobre as questões que envolvem a população em situação de rua.
A publicação apresenta os resultados do Curso de Capacitação dos Conselheiros da Cidade de São Paulo, uma parceria do Pólis com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Traz as contribuições de uma experiência inédita, na qual conselheiros de diversas áreas trabalharam juntos, qualificando-se para suas atividades e fortalecendo a democracia participativa. A opção por investir na capacitação de conselheiros é afirmada com a idéia da formação de uma Escola de Conselheiros. O texto mapeia a participação popular na gestão 2001-2004, destacando a implementação da prática do Orçamento Participativo; destaca o caráter pedagógico dessa participação e se volta para questões mais teóricas como o papel da educação popular no desenvolvimento de uma cidadania ativa.
A publicação visa contribuir com a consciência política, fortalecimento e organização das pessoas que estão nas ruas ou que possuem trajetória de rua em todo país. Reúne conteúdos sobre os motivos que levam as pessoas às ruas e as violações pelas quais passam, noções sobre direitos e a importância das políticas públicas para efetivá- los.
Esta publicação é uma das primeiras sistematizações da bibliografia sobre moradores de rua (quase inexistente na época) como artigos de jornal, entrevistas, pequenos relatos de trabalhos acadêmicos ou de órgãos públicos. O trabalho é incitado pelo número crescente de pessoas vivendo em miséria absoluta que encontram nos baixos de viadutos, praças e calçadas a opção terminal de moradia. Ao mesmo tempo, a pesquisa emerge de uma situação em que a atuação de ONGs passa a ser mais presente tentando propor alternativas a um assistencialismo tradicional, procurando substituí-las por formas auto-organizadas dessa população, como os grupos de catadores de papel e papelão.