Inovações em Saúde e Educação
Experiências retratando o que de mais inovador tem sido realizado no Brasil nas diversas áreas da administração pública, enfocando: saúde e educação.
Experiências retratando o que de mais inovador tem sido realizado no Brasil nas diversas áreas da administração pública, enfocando: saúde e educação.
A paisagem das cidades brasileiras caracteriza-se por contrastes profundos entre condições urbanas radicalmente distintas convivendo na mesma cidade. O planejamento tradicional não dialoga com essa contradição, à medida que estabelece uma cidade virtual, na qual os assentamentos precários inexistem. Assim, define uma condição de ilegalidade que, além de ser ineficaz, amplifica as próprias disparidades intra-urbanas. A partir da década de 80, ganha força o tema da Reforma Urbana, impulsionado pelo fortalecimento de movimentos sociais, particularmente os movimentos de moradia. O Movimento pela Reforma Urbana considera em sua pauta as disputas e desigualdades no acesso ao solo urbano, e propõe um marco legal que enfrente essas questões. No âmbito local, algumas iniciativas de formulação de instrumentos urbanísticos têm procurado avançar nessa questão. Esta publicação recolhe descrições e avaliações de algumas dessas experiências – nos municípios de Diadema, Rio de Janeiro, São Paulo, Natal e Recife – propondo-se a realizar um balanço crítico das experiências.
Com equipamentos eletrônicos de controle, os usuários podem usar mais de um ônibus pagando apenas uma passagem, sem que a prefeitura precise construir terminais. Destaca a integracao pontual, os recursos necessários, resultados e experiência.
Afirmando que as intervenções em vias públicas podem ser um dos instrumentos de promoção da cidadania, quando se prioriza o uso racional dos recursos e o respeito aos cidadãos, o autor define o que e inversão de prioridades, demonstra o que pode ser feito e relata a experiência de política de vias publicas de Santo Andre-SP, no período de 1989-1992.
Oferecendo kits profissionais a trabalhadores qualificados, a prefeitura cria empregos dignos, melhora a renda dos cidadadãos e ajuda a capacitar a mao-de-obra local.
O estudo das experiências pioneiras de gestão democrática tem início no Pólis com esse trabalho sobre o município de Lages, que serviu como referência política e centro de grandes polêmicas durante os anos 80. A administração de Dirceu Carneiro abriu espaços para a participação da população na gestão do município de maneira quase inédita por meio de hortas comunitárias, mutirões habitacionais, mecanismos de discussão. Essa publicação recupera a história dessa administração e suas repercussões, constituindo um estímulo importante para a avaliação dessa experiência e de sua contribuição para a discussão contemporânea sobre participação popular e gestão democrática.
Revitalizar o centro da cidade, envolvendo a população e os diversos segmentos interessados, além de ser importante economicamente, é um instrumento de resgate da identidade da cultura local.
Esta publicação procura a participação da população de baixa renda de São Paulo/SP e sua experiência na luta pelos direitos a partir de dois estudos de caso de autogestão em favelas: Jardim Icaraí (Parelheiros, Zona Sul) e N. Sra. Aparecida (Ermelindo Matarazzo, Zona Leste). Esses fazem parte de um conjunto de experiências inovadoras na política habitacional pela gestão Luiza Erundina (PT) no período 1989-1992, como a construção de conjuntos habitacionais, urbanização de favelas e revitalização ou recuperação de cortiços que colocaram como prioritária a participação popular através dos mutirões.
Descreve objetivos, funcionamento, parcerias, recursos e resultados do Projeto Universidade do Professor, desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Experiência premiada como destaque no Ciclo de premiacao 1997 do programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa conjunta da Fundacao Getúlio Vargas e da Fundação Ford.
Facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficiência a transporte e locais públicos é um primeiro passo para que elas possam assumir seu lugar no mercado de trabalho e na sociedade, a ideia é defendida pelos autores, que informam como o município pode intervir no aumento da acessibilidade.