Escola de Formação em Saúde da Família
Capacitar os profissionais da área de saúde, especialmente levando-se em conta a realidade da comunidade, favorece a implementação de políticas de atendimento à população voltadas para a promoção da saúde.
Capacitar os profissionais da área de saúde, especialmente levando-se em conta a realidade da comunidade, favorece a implementação de políticas de atendimento à população voltadas para a promoção da saúde.
A prefeitura pode introduzir na rede pública de saúde o uso de fitoterápicos de eficácia comprovada, assegurando à população em geral o acesso a medicamentos seguros, de qualidade e custo reduzido.
Programas de apoio à produção e comercialização de alimentos são mais efetivos se acompanhados de uma ação educativa da Vigilância Sanitária, envolvendo os produtores e a população local.
O poder público pode melhorar o acesso da população à saúde na medida em que integrar o saber dos profissionais biomédicos ao saber tradicional das rezadeiras locais
Saber exatamente do que morrem as crianças do município, e conversar sobre as causas com a equipe de saúde, permite estabelecer ações preventivas, integrando diferentes secretarias.
Esta é uma das experiências premiadas como destaque no ciclo de premiação de 1998 do Programa Gestão Pública e Cidadania, iniciativa conjunta da Fundação Getúlio Vargas e da Fundação Ford.
Foco as políticas sociais nos dois primeiros anos da Gestão José Serra/Gilberto Kassab e a atuação dos conselhos municipais. O presente caderno, que faz considerações sobre a política de saúde, discute a co-relação entre a produção da política e ação do conselho de direitos, aportando elementos para a reflexão crítica sobre a participação cidadã nos espaços de deliberação das políticas públicas.,Publicações Pólis, Conselhos Gestores de Políticas Públicas, Políticas Públicas, Saúde Pública, Controle Social, Gestão José Serra, observatório dos direitos do cidadão, Políticas Públicas de Saúde, Gestão Gilberto Kassab,Jorge Kayano, Ana Claudia Teixeira, Luciana Tatagiba,
Experiências retratando o que de mais inovador tem sido realizado no Brasil nas diversas áreas da administração pública, enfocando: saúde e educação.
Investir num programa de saúde mental, alternativo à internação em manicômios, ajuda a recuperar os direitos e a dignidade dos doentes e a deflagrar a discussão sobre cidadania e sistemas locais de saúde. O autor apresenta a experiência de Santos-SP.
Constatando que os serviços de saúde no Brasil adotam um modelo centrado na doença e no hospital, o autor descreve cuidados, experiências e resultados econômicos e sociais da implantação da assistência domiciliar a saúde e afirma que cuidar da saúde do cidadão em sua própria residência aumenta a capacidade de atendimento da rede pública e humaniza o tratamento.