O Fórum Nacional de Reforma Urbana: incidencia e exigibilidade pelo direito à cidade
Com objetivo de contribuir para o debate sobre políticas de desenvolvimento Urbano e de fortalecer a luta pela reforma urbana e pelo direito à cidade, a série Cadernos FNRU pretende constituir-se como instrumento que subsidie a atuação de lideranças e agentes comunitários nas organizações de base, nas esferas públicas de gestão e nos espaços de discussão sobre a cidade.
Quem paga a conta?
O preço proposto para o bilhete único integrado, de R$ 3,60, é para barrar o acesso dos mais pobres ao transporte público, artigo de Silvio Caccia Bava.
Serviço Móvel de Atendimento ao Cidadão
Levar informações e serviços públicos a todas as regiões do município permite ampliar a prestação de serviços àqueles que estavam excluídos por dificuldade de acesso, facilita o contato entre o governo e a população e favorece o exercício da cidadania. Apresenta possibilidades, implantação, a experiência e os resultados do Ônibus-Cidadadão, implantado em 1996, em Brasília DF, na cidade-satélite de Samambaia.
Mobilidade urbana é desenvolvimento urbano! Conheça o anteprojeto de lei da política nacional de mobilidade urbana
Resultado da parceria entre o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria de Transporte e da Mobilidade Urbana, e o Instituto Pólis – tem por objetivo abordar um conjunto de temas básicos envolvidos na mobilidade urbana e suas relações com as outras políticas urbanas. Com esta publicação, visamos explicar o conteúdo do anteprojeto de lei que estará em discussão, esperando incentivar a reflexão e participação de todos na construção democrática de uma política que, efetivamente, melhore a vida das pessoas.
Muito Além do Automóvel: Por uma Política Nacional de Mobilidade Sustentável
Aborda como um tema tão popular como o automóvel é tão difícil de ser debatido, principalmente por representar a efetiva Política Nacional de Transporte, eficientemente colocada em prática, apesar de não fazer parte, expressamente, dos documentos e discursos técnicos e políticos gerados quando se aborda o tema da mobilidade urbana.
Conselho Municipal de Transportes
Os problemas de transporte urbano não são resolvidos apenas com definições técnicas. A participação popular é o principal meio para atender às necessidades da coletividade.
Integração Pontual do Transporte Coletivo
Com equipamentos eletrônicos de controle, os usuários podem usar mais de um ônibus pagando apenas uma passagem, sem que a prefeitura precise construir terminais. Destaca a integracao pontual, os recursos necessários, resultados e experiência.
Invertendo Prioridades nas Vias Públicas
Afirmando que as intervenções em vias públicas podem ser um dos instrumentos de promoção da cidadania, quando se prioriza o uso racional dos recursos e o respeito aos cidadãos, o autor define o que e inversão de prioridades, demonstra o que pode ser feito e relata a experiência de política de vias publicas de Santo Andre-SP, no período de 1989-1992.
Todos tem Direito a se Locomover
Facilitar o acesso das pessoas portadoras de deficiência a transporte e locais públicos é um primeiro passo para que elas possam assumir seu lugar no mercado de trabalho e na sociedade, a ideia é defendida pelos autores, que informam como o município pode intervir no aumento da acessibilidade.