biblioteca

Campos Elíseos Vivo: um projeto urbanístico e social elaborado com a comunidade Fórum Aberto Mundaréu da Luz

autoria:
Fórum Aberto Mundaréu da Luz
ano: 2018
páginas: 50

Este documento apresenta os resultados de um processo amplo, ainda em curso, que tem sido construído coletivamente a partir da da escuta a partir da escuta das necessidades e dos desejos da população local do bairro Campos Elíseos. O projeto é uma iniciativa do Fórum Aberto Mundaréu da Luz, constituído em maio de 2017 por diversos grupos e instituições que vêm atuando na área.

Ao longo do processo, foram realizados eventos em espaços públicos do bairro; levantamentos de campo; reuniões de organização do Fórum; oficinas com os moradores para discutir soluções para território. O projeto contou com a atuação e participação de companhias e coletivos culturais, organizações que atuam no campo da saúde mental, universidades (por meio de laboratórios e escritórios-modelo de arquitetura e urbanismo, história social e psicologia), ONGs com atuação em políticas urbanas e de assistência social, dentre outros grupos. As atividades objetivaram conhecer e tornar visíveis as pessoas atingidas por intervenções por parte dos governos municipal
e estadual de São Paulo – que, inclusive com uso da violência, pretendem expulsar quem atualmente ocupa a região – e compreender a diversidade de situações ali presentes.

Confira também

RESUMO EXECUTIVO – PROJETO CAMPOS ELÍSEOS VIVO (PDF)

CARTA ABERTA CONTRA AS AÇÕES DE REMOÇÃO NA CRACOLÂNDIA

Infográfico do Fórum Aberto Mundaréu da Luz mostra para onde foram as famílias removidas da quadra 36 da Cracolândia. Foram apenas obtidas informações do destino da metade das pessoas. Percebe-se a manutenção da situação de precariedade, tanto no centro da cidade como nas bordas da Região Metropolitana.

Confira Infográfico do Fórum Aberto Mundaréu da Luz

Campos Elíseos Vivo: um projeto urbanístico e social elaborado com a comunidade Fórum Aberto Mundaréu da Luz