Documentos e Textos

PublicaçõesArtigos

Manifesto Contra a Destruição dos Resíduos Sólidos Urbanos por Desperdício Zero

Em setembro foi realizado no Pólis o Encontro Latino-americano Contra a Destruição de Resíduos Sólidos Urbanos: Por Desperdício Zero com a participação de 55 pessoas de sete estados do Brasil e de três país latino-americanos: Chile, México e El Salvador.

O evento contou com os parceiros Aliança Resíduo Zero BrasilMovimento Nacional de Catadores de Materiais RecicláveisObservatório de Reciclagem Inclusiva e Solidária e apoio da Aliança Global Alternativas à Incineração – GAIA e da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo – EDEPE.

Durante o encontro foi criado um Manifesto que traz a posição política de lideranças, instituições e operadores do direito que se somam na luta por resíduo zero, desperdício zero, ou seja: não destinar resíduos sólidos urbanos para aterros sanitários e ou incineradores ou cimenteiras.

O Manifesto é um instrumento de informação, mobilização e de posicionamento de luta para fazer frente e avançar na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa Política estabelece os princípios de não gerar resíduos, reduzir, reutilizar, reciclar, integrando os catadores e responsabilizando o setor privado, assim como a compostagem dos resíduos orgânicos, de responsabilidade do poder público municipal.

Faça o download e leia abaixo.

Autor(es): Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis- MNCR, Rede GAIA Aliança Global por Alternativas à Incineração, Aliança Resíduo Zero Brasil
Ano: 2019
Páginas: 13 p.
Download • 1.26mb

Outros Artigos