biblioteca

Mapeamento e caracterização de Restaurantes Populares

autoria:
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social
Instituto Pólis

A pesquisa “Mapeamento e Caracterização de Restaurantes Populares” foi desenvolvida pelo Instituto Pólis para o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O estudo teve como objetivo geral identificar e caracterizar as diferentes modalidades de implantação de restaurantes populares (RPs) em municípios brasileiros com população total igual ou superior a 100 mil habitantes. Além disso, procurou-se caracterizar as modalidades de implantação dos RPs a partir das variáveis: modelo de gestão, público-alvo, número de refeições servidas, tipo de cardápio, origem dos alimentos, fontes de recursos, custos e outras modalidades consideradas relevantes pela pesquisa. Um terceiro objetivo foi verificar a existência de articulações entre os RPs implantados e cozinhas, hortas comunitárias, programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar, bancos de alimentos e ações educativas existentes nos municípios pesquisados.

Para orientar a análise, o entendimento da heterogeneidade entre as experiências apoiou-se em algumas dimensões, a saber: natureza jurídica das instituições responsáveis pelo restaurante popular; responsabilidades ou atribuições exercidas para o funcionamento do restaurante entre os agentes participantes e a conformação de estruturas de execução para a produção e distribuição de refeições; e acesso do público usuário e atendimento oferecido.

 

Mapeamento e caracterização de Restaurantes Populares