notícias

A ideologia do movimento Escola Sem Partido

01/11/2016

Ação Educativa lança coletânea de artigos que tratam sobre o Programa Escola Sem Partido

Na próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, acontecerá o lançamento do livro A ideologia do movimento Escola Sem Partido – 20 autores desmontam o discurso, na sede da Ação Educativa. A coletânea traz dezoito autores que expõem a construção da narrativa autoritária do movimento ao censurar concepções de mundo diferentes, entre eles estão Leonardo Sakamoto e Joana Salém Vasconcelos.

O Programa Escola Sem Partido é um projeto de lei que limita a liberdade de cátedra do professor dentro das salas de aula. Segundo o PL , o corpo docente deverá respeitar uma série de deveres que questionam a validade dos assuntos empregados em sala, tais como temas de gênero, sexualidade e racismo. Aqui, debater, por exemplo, sobre a construção do patriarcado, seria classificado como “ideologia de gênero”, violando para Miguel Nagib, idealizador do projeto, “valores morais”. Em 2014, a bancada evangélica do Congresso conseguiu retirar completamente a palavra “gênero” do Plano Nacional de Educação, válido até 2024, trazendo impactos negativos estruturais.

A Constituição de 1988 prevê a garantia da pluralidade de ideias e o direito à liberdade de expressão. Com o Programa Escola Sem Partido, esses princípios estão ameaçados pelo falso combate à imoralidade, categorizando quais assuntos podem ser ensinados ou não. Atualmente, o projeto de lei tramita no Senado pelo número 193.

Segundo Vera Masagão Ribeiro, coordenadora da Ação Executiva, “as vozes contrárias às propostas do Escola Sem Partido são numerosas entre educadores, intelectuais, jornalistas, parlamentares, ativistas de movimentos sociais, cidadãos e cidadãs identificados com valores democráticos, com os direitos das populações discriminadas historicamente, com o papel central da escola na formação de sujeitos críticos e com o princípio da igualdade”.

Saiba mais:

Ação Educativa lança livro sobre a ideologia do movimento Escola Sem Partido

Confira o evento no Facebook

Data: 03/11/16

Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660, Vila Buarque – São Paulo/SP)

Transmissão ao vivo: www.acaoeducativa.org/aovivo