notícias

EVENTO: Conversas para adiar o fim do mundo

17/10/2016

Os poetas Hamilton Faria e Xico Chaves falarão sobre poesia e resistência cultural em ciclo de conversas

No próximo dia 20, o Térreo Pavilhão da Bienal de Arte irá receber os poetas Xico Chaves e Hamilton Faria para conversar com o público sobre poéticas de resistência cultural. O debate faz parte do ciclo de “Conversas para adiar o fim do mundo” da Ágora OcaTaperaTerreiro, que vai do dia 18 ao dia 23 de outubro.

O ciclo, que será permeado por leituras de poemas, receberá entre outros(as) artistas Chico César falando na mesa “A canção como ato de consciência” e Tetê Espíndola em conversa sobre canções de pássaros do Cerrado e da Amazônia. Também haverá exibição do filme Rio de Lama, que retrata os sobreviventes da tragédia de Mariana em realidade virtual.

“Conversas para adiar o fim do mundo” acontece no âmbito da 32º Bienal de Arte de São Paulo, a qual vai até o dia 12 de dezembro e que tem como tema central a incerteza. Para o poeta e sociólogo Hamilton Faria, também coordenador da área de Cultura do Instituto Pólis, em um contexto em que forças conservadoras e destrutivas vêm ganhando força gradativamente, essas conversas “reforçam o papel da arte como salvaguarda do sonho e da utopia”.

O campo da criação se apresenta como uma parede de resistência a todo tipo de violência, colocando em crise lógicas retrógradas. Nesse sentido, o ciclo expõe a “importância das poéticas da resistência que estão presentes na sociedade, uma visão poética das mudanças em curso nas manifestações culturais da sociedade”, segundo Hamilton.

Conversas para adiar o fim do mundo

32º Bienal de Arte de São Paulo

Data: 18-23 de outubro (Poéticas de resistência cultural: 20 de outubro)

Local: Térreo Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera

Entrada gratuita