notícias

I Colóquio Internacional de Cultura de Paz é Realizado em São Luís do Maranhão

30/11/2012

Com o tema “Tecendo Redes de Paz”, o I Colóquio Internacional da Cultura de Paz, foi uma iniciativa do Projeto de Pesquisa Comunicapaz, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com a École de La Paix (Grenoble, França)

O Projeto Comunicapaz surgiu a partir de um trabalho de pesquisa realizado pela Professora Vera Salles, no bairro Vila Embatel, onde os jovens tinham dificuldades em ingressar no mercado de trabalho e eram discriminados por morarem numa região muito violenta. O desafio do trabalho foi focar nos princípios da Cultura de Paz e não apenas na violência. As atividades do projeto são criadas pelos professores e alunos participantes do projeto, com interatividade total da comunidade. “Alguns dos jovens que passaram pelo Comunicapaz já estão dentro do universo acadêmico, conseguiram visibilidade e destaque na sociedade. Todos buscando não apenas o crescimento próprio como também transmitir o que receberam”, ressaltou Vera Salles.

A École de la Paix, foi fundada em 1998, apóia projetos bem sucedidos no mundo todo, organiza encontros, debates e reuniões cujo objetivo é estimular e promover a Cultura de Paz.

O Encontro aconteceu no auditório da escola de arquitetura da UEMA, com palestras, mesas redondas, apresentações de projetos desenvolvidos, exibição do documentário “Olhares de Paz” e contou com presenças de mebros da delegação francesa, representantes de instituições e sociedade civil de São Luís, Plan (ONG de origem inglesa que atua na proteção as crianças e adolescentes contra a violência) entre outras instituições.

O Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis esteve presente através de Hamilton Faria, coordenador da área de Desenvolvimento Cultural e Diretor da Instituição. Hamilton Faria discorreu sobre a atuação do Pontão e os desafios da Cultura de Paz na atualidade. Segundo ele, “O Encontro aproximou Redes maranhenses, de outros Estados e da França, que pretendem uma maior aproximação para o desenvolvimento de projetos socioculturais com a ótica da Cultura de Paz. Foi muito importante o foco nos territórios e na metodologia, pois estes são grandes desafios: construir a Cultura de Paz e Não Violência em territórios de vulnerabilidade com metodologias inovadoras.”