notícias

Nesta segunda-feira, que tal deixar a carne de lado?

29/01/2016

Que tal deixar a carne de lado no almoço de hoje?

A Segunda Sem Carne é conhecida internacionalmente por sugerir uma mudança de hábito: não consumir carne um dia por semana. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos gerados no ambiente, na sociedade e nos próprios animais a partir do uso de produto com origem animal.

Mas por que aderir à dieta vegetariana, mesmo que por apenas um único dia na semana?

– Não consumir carne por um dia parece pouco, mas ao adotar a dieta vegetariana, mesmo que por 24 horas, milhões de animais estão sendo salvos do abate. Segundo dados do IBGE, somente no 3º trimestre do ano passado 1.520.405.141 bovinos, suínos e frangos foram abatidos.

– Carnes processadas como hambúrguer, salsicha e bacon são considerados produtos cancerígenos e foram inclusas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nos grupos de substâncias perigosos junto com o cigarro, o plutônio e o ar contaminado.

– A agropecuária consome 72% da água potável do país. Para se produzir 1kg de boi, utiliza-se 15,4 mil litros de água, quantidade que alimenta apenas cerca de duas ou três pessoas em um dia.

– Por impactos climáticos, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (sigla em inglês FAO) também recomenda a redução drástica no consumo de carnes.

Sua dieta tem impactos em sua saúde, no meio ambiente e na sociedade de forma geral. Seja consciente!

Segunda Sem Carne propõe às pessoas a repensarem seus costumes alimentares ao menos uma vez por semana. O site contém diferentes receitas para aqueles que querem conhecer a alimentação vegetariana.

Desde 2011, o Instituto Pólis apoia a campanha e convida a todas e todos a explorarem novos sabores!

Conheça mais sobre a Segunda Sem Carne e saiba quem também a apoia.