notícias

Pólis realiza oficinas sobre – Desenvolvimento com Inclusão

14/06/2012

 

Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social

 

OFICINAS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Nos dias 27 e 28 de março, o Instituto Pólis realiza duas oficinas – em Bertioga e Ilhabela – para debater com a os moradores desses municípios as perspectivas de desenvolvimento da região: o impacto dos grandes empreendimentos em curso no litoral na vida das pessoas, na economia e na dinâmica das cidades. Esta oficina faz parte do projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social que vem realizando um diagnóstico socioambiental dos municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista com o objetivo de elaborar um programa de desenvolvimento sustentável e integrado da região.

 

Pauta de debates:

Fragilidades e potencialidades do Município

Perspectivas de desenvolvimento sustentável

Questões que devem ser consideradas para alavancar o processo de desenvolvimento

 

O LITORAL E O FUTURO

O litoral tem vivenciado um intenso processo de transformação. Combinando as características de polo turístico, centro de serviços portuários de grande porte, polo petroquímico e, mais recentemente, área de extração de gás natural e petróleo, a região tem sido impactada por um processo de urbanização acelerado, e muitas vezes desordenado, com consequências para quem mora, trabalha e frequenta o litoral.

No entanto, é no próprio dinamismo da sociedade e da economia local e regional que podem ser encontradas as soluções para esses desafios e alternativas para um desenvolvimento do município e de todo litoral de São Paulo. A proposta de um diagnóstico participativo é justamente mapear a situação real e as possibilidades e os recursos para a mudança e debater com os moradores e organizações sociais a cidade que têm e a que querem ter.

Oficina em Bertioga

Data: dia 27 de março

Hora: das 18h às 21h

Local: Hotel 27 – Av. Thomé de Sousa, 825 – Praia da Enseada, Bertioga.

 Oficina em Ilhabela

Data: dia 28 de março

Hora: das 9h às 13h

Local: Hotel Ilha Bela, Av. Pedro Paula de Moraes, nº 151 – Saco da Capela

 

Inscrições e informações: inscrições@polis.org.br

Mais informações: Luci Ayala

Jornalista, luci.ayala@polis.org.br

11.2174.2029/ 11.9295.1555