O Instituto Pólis é uma ONG (Organização Não Governamental) de atuação nacional e internacional. Fundado em 1987, o Pólis atua na construção de cidades justas, sustentáveis e democráticas, por meio de pesquisas, assessoria e formação que resultem em mais políticas públicas e no avanço do desenvolvimento local.

Publicação da Unesco reúne realizações da Década de Cultura de Paz no Brasil

Publicação da Unesco reúne realizações da Década de Cultura de Paz no Brasil
Cidadania Cultural, Inclusão e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico Local, Convivência e Paz
18 de novembro de 2010

Os principais projetos e ações realizados durante a Década de Cultura de Paz no Brasil estão reunidos na publicação “Cultura de Paz: da reflexão à ação”, lançada pela Unesco, em parceria com a Associação Palas Athenas. O documento será entregue pelo governo brasileiro à Assembleia das Nações Unidas em sua última sessão deste ano.

A publicação está disponível para download gratuito no site da Unesco.

“A Década da Cultura de Paz no Brasil envolveu centenas de organizações, multiplicou práticas, fortaleceu redes, inspirou temáticas, estimulou a criação de conselhos de paz e de politicas públicas de cultura de paz. Além disso, abriu novos diálogos nas organizações, nos territórios, nos governos e na sociedade ”diz o coordenador da área de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis, Hamilton Faria.

Faz parte da publicação a palestra sobre ação e políticas públicas realizada por Faria em 2008 no Fórum Internacional Cultura de Paz e Pedagogia a Convivência em São Paulo.

Em relação ao tema das políticas públicas, Faria afirma que embora os avanços tenham sido notáveis durante a década, há ainda desafios importantes como a construção definitiva de politicas públicas de cultura de paz e de conselhos municipais de cultura de paz.

Anterior / Próximo